Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Joseliane de Aparecida Bandeira dos Santos-
dc.date.accessioned2021-08-13T10:40:13Z-
dc.date.available2021-08-13T10:40:13Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, J. A. B. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2204-
dc.descriptionSILVA, Joseliane de Aparecida Bandeira dos Santos. A aula de leitura como evento de letramento: análise de uma experiência em escola pública do Maciço de Baturité. 2017. 22 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar uma aula de leitura em escola pública situada no Maciço de Baturité, com base nos pressupostos de Kleiman (2008) e de Braggio (2005), em que a aula é percebida como um evento letramento. Nesse sentido, analisamos as interações ocorridas entre os alunos do 5° ano da escola Municipal Cel. Vicente Ferreira do Vale no município de Redenção e o professor em situação de sala de aula. A aula leitura nessa abordagem sociopsicolinguistica tem como objetivo ampliar o nível de letramento do indivíduo, ou seja, formar indivíduos que se percebam leitores competentes e que possam exercer o papel de cidadão ativo na sociedade em que vivem. Para análise das interações ocorridas na aula, fizemos o registro da aula da professora da turma pesquisada e posteriormente aplicamos um questionário aos alunos do 5º ano, relacionando assim o agir real, ou seja, o que a professora efetivamente fez, com a representação construída pelos alunos sobre a aula de leitura. Com a pesquisa, constamos que a professora ainda se utiliza do modelo mecanicista e que adota, para aula de leitura, métodos pouco engajados para uma formação crítica de leitores, ancorando a aula na velha fichinha de leitura, não dando autonomia ao leitor e nem trabalhando seus conhecimentos prévios, contradizendo, assim, os objetivos em trabalhar a leitura como evento de letramento. Assumimos a concepção de que o papel do professor como mediador dos conhecimentos é de suma relevância, além de possibilitar, através de seus questionamentos, entradas no texto para que os alunos construam significação, a partir dos conhecimentos de mundo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeitura - aulapt_BR
dc.subjectLeitura - modelospt_BR
dc.titleA aula de leitura como evento de Letramentopt_BR
dc.title.alternativeanálise de uma experiência em escola pública do Maciço de Baturitépt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSELIANE DE APARECIDA BANDEIRA DOS SANTOS SILVA TCC Artigo.pdf2017_jabssilva.pdf371,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.