Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Joseliane de Aparecida Bandeira dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T10:40:13Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T10:40:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. A. B. S. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2204 | - |
dc.description | SILVA, Joseliane de Aparecida Bandeira dos Santos. A aula de leitura como evento de letramento: análise de uma experiência em escola pública do Maciço de Baturité. 2017. 22 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar uma aula de leitura em escola pública situada no Maciço de Baturité, com base nos pressupostos de Kleiman (2008) e de Braggio (2005), em que a aula é percebida como um evento letramento. Nesse sentido, analisamos as interações ocorridas entre os alunos do 5° ano da escola Municipal Cel. Vicente Ferreira do Vale no município de Redenção e o professor em situação de sala de aula. A aula leitura nessa abordagem sociopsicolinguistica tem como objetivo ampliar o nível de letramento do indivíduo, ou seja, formar indivíduos que se percebam leitores competentes e que possam exercer o papel de cidadão ativo na sociedade em que vivem. Para análise das interações ocorridas na aula, fizemos o registro da aula da professora da turma pesquisada e posteriormente aplicamos um questionário aos alunos do 5º ano, relacionando assim o agir real, ou seja, o que a professora efetivamente fez, com a representação construída pelos alunos sobre a aula de leitura. Com a pesquisa, constamos que a professora ainda se utiliza do modelo mecanicista e que adota, para aula de leitura, métodos pouco engajados para uma formação crítica de leitores, ancorando a aula na velha fichinha de leitura, não dando autonomia ao leitor e nem trabalhando seus conhecimentos prévios, contradizendo, assim, os objetivos em trabalhar a leitura como evento de letramento. Assumimos a concepção de que o papel do professor como mediador dos conhecimentos é de suma relevância, além de possibilitar, através de seus questionamentos, entradas no texto para que os alunos construam significação, a partir dos conhecimentos de mundo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura - aula | pt_BR |
dc.subject | Leitura - modelos | pt_BR |
dc.title | A aula de leitura como evento de Letramento | pt_BR |
dc.title.alternative | análise de uma experiência em escola pública do Maciço de Baturité | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSELIANE DE APARECIDA BANDEIRA DOS SANTOS SILVA TCC Artigo.pdf | 2017_jabssilva.pdf | 371,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.