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dc.contributor.authorSoares, Roberta Rafaela Bernardino da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-15T19:52:01Z-
dc.date.available2021-08-15T19:52:01Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.identifier.citationSOARES, R. R. B. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2207-
dc.descriptionSOARES, Roberta Rafaela Bernardino da Silva. Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar. 26f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO discurso não é neutro, nem ingênuo. Ele administra e articula memórias, ideologias e silêncios que constituem o homem e sua história. Tomando isso como base, este estudo analisa o discurso docente sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa, fundamentando-se principalmente em Orlandi (2003), Brandão (2004) e Maingueneau (2005). Examinamos os posicionamentos de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre indisciplina e mau desempenho escolar. Para isso, foram realizadas e registradas em arquivos de áudio seis entrevistas semiestruturadas com professores do município de Barreira e sete entrevistas com professores do município de Redenção. Problematizamos os entrecruzamentos discursivos presentes no discurso docente e refletimos sobre a construção simbólica da realidade a partir do olhar desses sujeitos aparentemente neutros, mas carregados de ideologias. Em nossas entrevistas, percebemos que os docentes apropriaram-se de quatro ideias socialmente instituídas: a) A interação em sala é regulada pelo professor; b) A indisciplina é fruto da relação do aluno com seu contexto familiar; c) Respeito se associa à ideia de temor; d) Afetividade é o principal instrumento de aproximação com os alunos. Os resultados apontam para uma busca pelos velhos tempos da "boa docência", o que se evidencia através das tensões entre o discurso da pedagogia atual e o discurso da pedagogia tradicional, frequentemente misturados nos enunciados do corpus coletado. Além disso, constatamos a presença de discursos outros, como o sexista, o capitalista, o jurídico e o religioso, também evidenciada nos textos analisados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiscurso docentept_BR
dc.subjectMemória discursivapt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.titleReflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolarpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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