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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Soares, Roberta Rafaela Bernardino da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-15T19:52:01Z | - |
dc.date.available | 2021-08-15T19:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, R. R. B. S. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2207 | - |
dc.description | SOARES, Roberta Rafaela Bernardino da Silva. Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar. 26f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O discurso não é neutro, nem ingênuo. Ele administra e articula memórias, ideologias e silêncios que constituem o homem e sua história. Tomando isso como base, este estudo analisa o discurso docente sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa, fundamentando-se principalmente em Orlandi (2003), Brandão (2004) e Maingueneau (2005). Examinamos os posicionamentos de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre indisciplina e mau desempenho escolar. Para isso, foram realizadas e registradas em arquivos de áudio seis entrevistas semiestruturadas com professores do município de Barreira e sete entrevistas com professores do município de Redenção. Problematizamos os entrecruzamentos discursivos presentes no discurso docente e refletimos sobre a construção simbólica da realidade a partir do olhar desses sujeitos aparentemente neutros, mas carregados de ideologias. Em nossas entrevistas, percebemos que os docentes apropriaram-se de quatro ideias socialmente instituídas: a) A interação em sala é regulada pelo professor; b) A indisciplina é fruto da relação do aluno com seu contexto familiar; c) Respeito se associa à ideia de temor; d) Afetividade é o principal instrumento de aproximação com os alunos. Os resultados apontam para uma busca pelos velhos tempos da "boa docência", o que se evidencia através das tensões entre o discurso da pedagogia atual e o discurso da pedagogia tradicional, frequentemente misturados nos enunciados do corpus coletado. Além disso, constatamos a presença de discursos outros, como o sexista, o capitalista, o jurídico e o religioso, também evidenciada nos textos analisados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Discurso docente | pt_BR |
dc.subject | Memória discursiva | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ROBERTA RAFAELA BERNARDINO DA SILVA SOARES TCC Artigo.pdf | 2017_art_rrbssoares.pdf | 275,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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