Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Rodrigo Malan Loureiro.-
dc.date.accessioned2021-08-18T13:33:30Z-
dc.date.available2021-08-18T13:33:30Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.citationLIMA, R. M. L. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2230-
dc.descriptionLIMA, Rodrigo Malan Loureiro. O uso da realidade aumentada no ensino de prismas: um referencial didático para professores do ensino médio. 2021. 49 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ensino da Geometria preconiza o desenvolvimento de habilidades que favoreçam a compreensão e interpretação de aspectos espaciais do mundo físico, da elaboração do pensamento lógico, da capacidade de ler e representar conceitos matemáticos, bem como auxiliar na interdisciplinaridade com outras disciplinas. Desse modo a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC´s) na educação têm trazido benefícios para o Ensino de Geometria, tais como a possibilidade de aproximar educadores e educandos, assim como o de torná-los protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. A Realidade Aumentada (RA), um recurso do software Geogebra, visa colocar o usuário em interação com objetos virtuais sobrepostos a uma realidade real, como se ambos fossem uma coisa só. Sendo assim, a RA é apresentada como uma possibilidade de intervenção atual, ousada e eficaz no ensino Prismas, um objeto de cconhecimento da Geometria. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um referencial didático para o ensino de Geometria no Ensino Médio, por meio da utilização da RA como recurso do software Geogebra. Dessa forma espera-se que a utilização de tecnologias no ensino de Matemática contribua para promover uma postura mais ativa do aluno e uma melhor aprendizagem. Embora haja muitas e boas produções que explorem o tema das TDIC´s no ensino da Matemática, a pesquisa se deparou com um referencial teórico-prático escasso, o que evidencia sua relevância para a área.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGeogebra - Softwarept_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.titleO uso da realidade aumentada no ensino de prismas: um referencial didático para professores do ensino médio.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO MALAN LOUREIRO LIMA Dissertação 17082021.pdfRODRIGO MALAN LOUREIRO LIMA Dissertação 17082021.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.