Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2230
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Rodrigo Malan Loureiro. | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T13:33:30Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18T13:33:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, R. M. L. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2230 | - |
dc.description | LIMA, Rodrigo Malan Loureiro. O uso da realidade aumentada no ensino de prismas: um referencial didático para professores do ensino médio. 2021. 49 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da Geometria preconiza o desenvolvimento de habilidades que favoreçam a compreensão e interpretação de aspectos espaciais do mundo físico, da elaboração do pensamento lógico, da capacidade de ler e representar conceitos matemáticos, bem como auxiliar na interdisciplinaridade com outras disciplinas. Desse modo a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC´s) na educação têm trazido benefícios para o Ensino de Geometria, tais como a possibilidade de aproximar educadores e educandos, assim como o de torná-los protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. A Realidade Aumentada (RA), um recurso do software Geogebra, visa colocar o usuário em interação com objetos virtuais sobrepostos a uma realidade real, como se ambos fossem uma coisa só. Sendo assim, a RA é apresentada como uma possibilidade de intervenção atual, ousada e eficaz no ensino Prismas, um objeto de cconhecimento da Geometria. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um referencial didático para o ensino de Geometria no Ensino Médio, por meio da utilização da RA como recurso do software Geogebra. Dessa forma espera-se que a utilização de tecnologias no ensino de Matemática contribua para promover uma postura mais ativa do aluno e uma melhor aprendizagem. Embora haja muitas e boas produções que explorem o tema das TDIC´s no ensino da Matemática, a pesquisa se deparou com um referencial teórico-prático escasso, o que evidencia sua relevância para a área. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Geogebra - Software | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.title | O uso da realidade aumentada no ensino de prismas: um referencial didático para professores do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGO MALAN LOUREIRO LIMA Dissertação 17082021.pdf | RODRIGO MALAN LOUREIRO LIMA Dissertação 17082021.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.