Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSubuhana, Sura-
dc.date.accessioned2021-08-30T20:49:39Z-
dc.date.available2021-08-30T20:49:39Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.citationSUBUHANA, S. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2247-
dc.descriptionSUBUHANA, Sura. As representações sociais constituídas por estudantes timorenses e o papel da língua portuguesa. 2018. 21f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Linguagem e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende analisar as representações sociais (CARIOCA et al PEIXOTO) constituídas por estudantes timorenses sobre o papel atribuído às línguas faladas pelos interlocutores entrevistados pelo Grupo de pesquisa Profala, tendo como destaque o papel da língua portuguesa, com o propósito de discutir e analisar como é que os estudantes timorenses aprenderam a língua portuguesa, quais os grupos sociais que motivaram para falar a língua, visto que o português não é falado muito pela maioria de timorenses. apresentado um quadro de dados que demostra quantas línguas fala cada aluno entrevistado no grupo de pesquesa PROFALA (UNILAB), tendo como interesse saber qual é o papel identitário e o lugar da língua portuguesa em Timor-Leste. A partir dos textos lidos, deu para desvendar que o governo tomorense precisou recorrer a um processo motivacional para que aquele país reitroduzisse o português como língua oficial, embora reconheçamos que o país foi colonizado e invadido por outras potências, a exemplo da Indonésia, que por muito tempo controlou aquele território. Analiza-se também os conceitos teóricos da língua materna (LM), língua segunda (LS), língua estrangeira (LE) e língua Oficial (LO). Conclui-se, a partir da análise dos dados coletados, que os informantes são unanimes em reconhecer a importância do português para a recuperação da dignidade perdida, recuperação e preservação da identidade histórica, cultural e política de Timor-Leste.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTimor-Lestept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectLingua portuguesapt_BR
dc.titleAs representações sociais constituídas por estudantes timorenses e o papel da língua portuguesapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SURA SUBUHANA TCC.pdf2018_art_ssubuhana.pdf211,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.