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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Brena Kecia Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T21:14:59Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T21:14:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-21 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, B. K. A. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2272 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Bruna Kecia Andrade de. A disciplina de Sociologia no Ensino Médio: um debate necessário entre a lei 13.415/2017 e as propostas da BNCC (2015- 2018). 2018. 19 f. Artigo(Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva contribuir com as discussões associadas ao setor educacional no Brasil, especificamente no que tange à reforma do ensino médio, subsidiada pela Lei 13.415/2017. Propomo-nos a compreender a relação dessa regra com as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas versões 2015/2018. Nossa hipótese é a de que houve mudanças significativas referentes à presença e à ausência da disciplina de Sociologia no processo de constituição da BNCC. Desse modo, problematizamos centralmente os impactos que a imposição legislativa ocasiona para a disciplina de Sociologia. O estudo apresentado é decorrente de uma pesquisa bibliográfica e documental que detém a perspectiva de explicitar e desnaturalizar os conteúdos postos nos documentos em menção, considerando que não vivemos em uma sociedade neutra/desinteressada. Para fundamentação do presente trabalho, utilizamos referenciais bibliográficos que discutem política educacional/curricular, democracia, globalização, neoliberalismo e ensino de Sociologia. Os resultados indicam que a educação é um âmbito que está em constantes disputas e tende a estar em consonância com os interesses dos agentes que ocupam o campo estratégico de poder. Por sua vez, a disciplina de Sociologia encontra-se em estado de contingência mais uma vez no currículo oficial, por não servir as intencionalidades da formação escolar objetivada pelo Estado atualmente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lei 13.415/2017 | pt_BR |
dc.subject | a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Política curricular | pt_BR |
dc.title | A disciplina de Sociologia no Ensino Médio: um debate necessário entre a lei 13.415/2017 e as propostas da BNCC (2015- 2018) | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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