Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2279
Título: Mulheres guineenses na tomada de decisões políticas (1994-2014)
Autor(es): Impanta, Iadira Antonio
Palavras-chave: Política
Mulher
Gênero
Guiné-Bissau
Data do documento: 11-Dez-2017
Citação: IMPANTA, I. A. (2017)
Resumo: O estudo tem como foco central compreender os desafios da participação feminina na tomada de decisões políticas, e se tem impacto ou não na contribuição da emancipação feminina na Guiné-Bissau. Como recorte temporal trabalhei a partir do ano de 1994, sendo ano de abertura política, democratização na Guiné-Bissau e realização das primeiras eleições a 2014 ano das últimas eleições gerais na Guiné-Bissau. O trabalho analisou a participação feminina na política internacional, com ênfase na análise do protagonismo e da tomada de decisões políticas, econômicas, de seguranças e representações diplomáticas dessa população. Os dados coletados para a elaboração desse trabalho estão relacionados a diferentes questões que dizem respeito as mulheres, principalmente a questão de equidade de gênero. Ao examinar a questão da mulher na política internacional desejamos retirá-la do papel subordinado que geralmente desempenham em tais processos e tentar entender suas aspirações e objetivos. No seio familiar a mulher é vista como aquela que acompanha e obedece ao pai e/ou o marido, e demais parentes do sexo masculino, jamais como sujeito do processo. Nesse contexto, é importante perceber que a tomada de decisão por parte das mulheres não é resultado apenas de uma escolha racional, mas também de estratégias familiares nas quais homens e mulheres estão inseridos, contribuindo para rearranjos das relações familiares e de gênero.
Descrição: IMPANTA, Iasira Antonio. Mulheres guineenses na tomada de decisões políticas (1994-2014). 2017. 22f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2279
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IADIRA ANTONIO IMPANTA TCC Artigo.pdf2017_art_iaimpanta.pdf376,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.