Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Miqueias Miranda-
dc.date.accessioned2021-12-07T19:31:33Z-
dc.date.available2021-12-07T19:31:33Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.citationVIEIRA, M. V. (2017)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2290-
dc.descriptionVIEIRA, Miqueias Miranda. O ensino profissionalizante e a formação integral no ensino médio: enfoque sociológico das percepções docentes no interior do Ceará. 2017. 21 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO ensino profissionalizante e a formação integral são duas categorias que têm ganhado centralidade mediante diversas articulações governistas na promoção do desenvolvimento e da expansão desta modalidade de ensino – mais precisamente nos 14 últimos anos pelo Brasil. O presente artigo examina essa realidade tomando a percepção docente sobre esse tipo de educação. No estado do Ceará desde 2008, a ampliação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), tem apontado diversas intenções, na medida em que atualmente 117 escolas desempenham a oferta de mais de 53 cursos técnicos integrados ao ensino médio. A sociologia da educação no contexto contemporâneo tem sugerido um diálogo mais próximo da realidade social que abarca os sujeitos. Partimos da reflexão de que os/as agentes sociais ressignificam os planos teóricos mediante as experiências práticas e nesse estudo buscamos refletir a partir de pesquisa realizada em uma EEEP no interior do Ceará, como docentes pensam/percebem a formação integral e o ensino profissionalizante mediante suas experiências. Os/as agentes sociais em questão e a escola possuem, em nossa perspectiva, um habitus e a partir da compreensão das disposições que o balizam podemos avançar na apropriação dessas percepções.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Profissionalizantept_BR
dc.subjectPercepção Docentept_BR
dc.titleO ensino profissionalizante e a formação integral no ensino médio: enfoque sociológico das percepções docentes no interior do Cearápt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIQUEIAS MIRANDA VIEIRA TCC Artigo.pdf717,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.