Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2332
Título: O ritual, cerimônia de Katchituran na cidade de Caio
Autor(es): Jalo, Tania Correia
Palavras-chave: Ritual
Cerimonias tradicionais
Panos de Pinti
Guiné Bissau - Rituais
Data do documento: 22-Mar-2019
Citação: JALO, T. C. (2019)
Resumo: Muito pouco se tem escrito sobre os rituais das etnias da Guiné-Bissau, em particular, do grupo étnico Mandjaco onde ocorre a cerimônia de Katchituran na cidade de Caio, na região de Cacheu, que será analisada neste artigo. Nesta pesquisa, tencionamos compreender quais os usos e sentidos atribuídos ao pano de pinti, um tipo de pano bastante popular nas performances ritualísticas das etnias guineenses. Neste sentido, tencionamos analisar as funções dos panos de pinti nesta cerimônia, os valores atribuídos a este adereço pela comunidade e, principalmente, compreender a presença do pano na construção das barracas utilizadas durante o período comemorativo. Tencionamos ainda, dar a conhecer as diferentes etapas constitutivas da cerimônia e explicar, de modo mais abrangente, os métodos utilizados na realização e acompanhamento do Katchituran. Na busca etnográfica que realizamos, constam informações colhidas entre os participantes e a mobilização de informações que concernem a pertença e acompanhamento das performances ritualísticas desta etnia.
Descrição: JALO, Tania Correia. O ritual, cerimônia de Katchituran na cidade de Caio. 2019. 18f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2332
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TANIA CORREIA_ARTIGO.pdf2019_art_tcjalo.pdf974,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.