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dc.contributor.authorLopes, Ulilbaté Rui-
dc.date.accessioned2021-12-27T14:57:16Z-
dc.date.available2021-12-27T14:57:16Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.citationLOPES, U. R. (2019)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2333-
dc.descriptionLOPES, Ulilbaté Rui . Crioulo versus português no ensino da Guiné-Bissau: o olhar do(a)s estudantes guineenses. 2019. 21f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.pt_BR
dc.description.abstractCiente dos problemas que assolam o sistema de educação da Guiné-Bissau, o presente artigo enfatiza a questão do uso da língua crioula no processo de ensinoaprendizagem através dos olhares do(a)s estudantes guineenses. Visa mostrar, através de pesquisa bibliográfica e entrevistas exploratórias que o uso de uma única língua, o português, no ensino do país tem dificultado muitos alunos e alunas no que diz respeito a compreensão dos conteúdos escolares e, principalmente, a relação destes com as suas realidades sociais. Este artigo, também, procura evidenciar que, se até a presente data não houve iniciativas governamentais no sentido de criar políticas linguísticas, valorizando a língua crioula que é falada pela maioria da população a nível do território nacional é porque o próprio Estado está se distanciando desse grosso número de falantes do crioulo, como outrora faziam os colonizadores com os colonizados. Observa-se, desta forma, uma hierarquia entre aquele(a)s que sabem falar a língua oficial do europeu, ou seja, o português, e aquele(a)s que não têm o domínio de se comunicarem nesta língua. Isto é, entre os que estão destinados a terem sucesso escolar e os que serão fracassados porque não dominam a língua que é usada na construção do conhecimento escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissau - Educaçãopt_BR
dc.subjectCrioulopt_BR
dc.subjectLinguística - Políticaspt_BR
dc.titleCrioulo versus português no ensino da Guiné-Bissau: o olhar do(a)s estudantes guineensespt_BR
dc.typeArticlept_BR
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