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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Carlos Jefferson do Nascimento-
dc.contributor.authorSantos, Maria Selma dos-
dc.contributor.authorSilva Neto, Miguel Ferreira da-
dc.contributor.authorPorto, Thaís Dourado-
dc.contributor.authorSantos, Aliny de Lima-
dc.date.accessioned2022-02-18T19:37:53Z-
dc.date.available2022-02-18T19:37:53Z-
dc.date.issued2015-12-19-
dc.identifier.citationANDRADE, C. J. N. et. al. (20pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2396-
dc.descriptionANDRADE, Carlos Jefferson do Nascimento et al. Percepção de usuários com diabetes acerca da assistência recebida no Programa Hiperdia. 2015. 15f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2015.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Conhecer a percepção dos usuários com diabetes acerca da assistência recebida no Programa Hiperdia. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, realizado com diabéticos acompanhados na atenção primária à saúde. A coleta de dados ocorreu no domicílio dos indivíduos, e foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: Foramentrevistados 20 usuários portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2), acompanhados nas UBSF de São Francisco do Conde, com a realização da pesquisa emergiram três categorias para representação da realidade captada. Discussão: Observou-se a influência da forma como o usuário é tratado na unidade para sua percepção do atendimento do HIPERDIA. Neste sentido, não é incomum usuários evitarem criticar os serviços devido ao viés da gratidão. Conclusão: A percepção de pessoas com DM2 acerca das potencialidades da assistência no HIPERDIA está diretamente relacionada com a disponibilidade e entrega de medicação e sobretudo a proximidade/acessibilidade aos serviços da UBS e forma como esse usuário é tratado pelos profissionais da unidade. Por sua vez, as limitações/dificuldades que levam a uma percepção negativa estão relacionados a falta de agilidade nas filas e marcação de consultas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titlePercepção de usuários com diabetes acerca da assistência recebida no Programa Hiperdiapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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