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dc.contributor.authorCordeiro, Viviane Prado-
dc.contributor.authorLino, Caroline Rodrigues-
dc.contributor.authorMoura, Simone Gomes-
dc.contributor.authorRodrigues, Shirley de Sousa-
dc.date.accessioned2022-02-18T19:57:43Z-
dc.date.available2022-02-18T19:57:43Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationCORDEIRO, V. P. et al (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2397-
dc.descriptionCORDEIRO, Viviane Prado et al. Gestão e funcionamento de um serviço de referência em tratamento de HIV/AIDSna percepção dos profissionais. 2016. 28f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo surgiu do interesse em avaliar um Serviço de Assistência Especializada (SAE) do município de Fortaleza/CE, unidade voltada para o tratamento de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA). Assim, objetivou-se conhecer o funcionamento de uma unidade de SAE, a partir da percepção dos profissionais de nível superior e da assistência. Tratou-se de pesquisa qualitativa em que a amostra do estudo foi constituída por profissionais da saúde de nível superior, com experiência mínima de 02 anos na assistência à doença, atuando na unidade pesquisada. Os relatos foram submetidos à análise de conteúdo qualitativa, resultando em uma categoria com respectivas subcategorias - Qualidade na Assistência no seguimento de normas e rotinas estabelecidas pelo Programa de DST/Aids (Acolhimento, Estrutura Física e Equipamentos, Quadro profissional, Articulação com outros serviços, Aspectos gerenciais). Verificou-se que, na visão dos profissionais entrevistados, a equipe de assistência deveria participar, de forma mais atuante, dos momentos de planejamento e avaliação do trabalho realizado pelo SAE e, sendo assim, contribuir com melhorias para o serviço, além de motivar a equipe dando a referida importância às experiências vividas e informações adquiridas ao longo do processo de atendimento. A falta de diálogo com o gestor e a ausência de diretrizes claras gera angústia entre a equipe, já que as decisões são tomadas sem a participação daqueles que estão diretamente ligados à prestação de serviço. Há uma preocupação no que se refere à articulação com outros serviços e relatam dificuldades de encaminhar os usuários para o atendimento na rede de saúde.Faz-se necessário refletir sobre a importância do seguimento de normas e rotinas estabelecidas em conformidade com as diretrizes do SUS, e ainda a atenção da gestão em relação às políticas públicas voltadas para o tratamento, prevenção e controle do HIV/Aids.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectSíndrome de Imunodeficiência Adquiridapt_BR
dc.subjectHIVpt_BR
dc.subjectAdministração de Serviços de Saúdept_BR
dc.titleGestão e funcionamento de um serviço de referência em tratamento de HIV/AIDSna percepção dos profissionaispt_BR
dc.typeArticlept_BR
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