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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Francisco Ionário Nunes de-
dc.contributor.authorCarneiro, Nathália Angélica Holanda-
dc.contributor.authorLeite, Tereza Emanuelle Holanda Pereira-
dc.contributor.authorMonteiro, Terezinha Rocha-
dc.contributor.authorAraújo, Ticiane Barros Nogueira-
dc.date.accessioned2022-03-08T17:01:40Z-
dc.date.available2022-03-08T17:01:40Z-
dc.date.issued2016-01-16-
dc.identifier.citationSOUSA, F. I. N. et al (2016)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2413-
dc.descriptionSOUSA, Francisco Ionário Nunes de et al. Os desafios da humanização dentro de uma Unidade de pronto Atendimento na visão dos gestores. 2016. 14f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO programa de humanização do SUS tem provocado mudanças no cenário nacional com impactos também na rede de atendimento de urgência e emergência. Foi objetivo desse estudo identificar os desafios enfrentados por gestores de unidades de pronto atendimento (UPA) no município de Fortaleza/Ce. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem exploratória da temática. Foi realizada entrevista com gestores médicos e enfermeiros de 18 unidades do município no período de novembro a dezembro de 2015. Um questionário estruturado foi utilizado para guiar a entrevista e registrado inicialmente em um gravador de voz. Os aspectos éticos foram respeitados com aprovação do comitê de ética em pesquisa. Os resultados apontaram que a política nacional de humanização do SUS não está clara para todos os gestores que apontam a ausência de uma política interna para efetivação da politicas nas UPAs. Os gestores apontam como fatores prejudiciais para a humanização a falta de recursos, a demanda de usuários em períodos sazonais e características pessoais dos profissionais. Pode concluir que os desafios para um atendimento humanizado veem sendo corrigidos com ações pontuais dos gestores sem uma política interna da instituição.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPronto atendimentopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectGestorespt_BR
dc.subjectPráticas de saúdept_BR
dc.titleOs desafios da humanização dentro de uma Unidade de pronto Atendimento na visão dos gestorespt_BR
dc.typeArticlept_BR
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TCC Francisco Ionário Nunes de Sousa, Nathália Angélica Holanda Carneiro, Terezinha Rocha Monteiro e Ticiane Barros Nogueira Araújo.pdf2016_art_findesousaetal.pdf401,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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