Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2438
Título: Representações dos negros nos livros didáticos de ciências naturais, em itapiúna (CE): ensino fundamental (6° ao 9° ano).
Autor(es): Barros, Diego Matos Araújo
Palavras-chave: Educação e relações étnico-raciais.
Livro didático
Ensino de ciências naturais
Data do documento: 9-Jul-2021
Citação: BARROS, D.M.A. (2021)
Resumo: A presente pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, teve como objetivo analisar as representações imagéticas da população negra nos livros didáticos de Ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, aprovados no PNLD/2017, adotados pela rede pública municipal de educação da cidade de Itapiúna (CE). A investigação apresentou como pergunta norteadora a seguinte indagação: De que forma as pessoas negras têm sido representadas neste material? O referido problema parte da experiência do pesquisador como professor de Ciências Naturais para os anos finais do Ensino Fundamental dentro de um cenário de mobilização do magistério do município de Itapiúna (CE) em 2007 até os dias atuais que nos motivaram a pensar como os livros didáticos poderiam, ou não, contribuir para a educação para as relações étnico-raciais. Para efetuar esta análise, adotamos a observação direta seguida de descrição e interpretação das imagens, tendo em vista que as iconografias foram estudadas à luz do Parecer CNE/CP/003/2004, bem como do conceito de representação, proposto por Chartier (1990, 1991, 2002a, 2002b) seguido das categorias raça, racismo, preconceito, discriminação racial, identidade negra e democracia racial, atreladas a análise de conteúdo via temática, proposta Bardin (2011) para construção de categorias temáticas. Os resultados obtidos demonstram uma baixa representatividade da população negra seguida de uma frequência mais intensa de pessoas brancas. Por fim observou-se na investigação um “alinhamento” pontual das representações imagéticas a luz dos três princípios presentes no Parecer CNE/CP 003/2004: consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos e ações educativas de combate ao racismo e a discriminações.
Descrição: BARROS, Diego Matos Araújo. Representações dos negros nos livros didáticos de ciências naturais, em itapiúna (CE): ensino fundamental (6° ao 9° ano). 2021. 320 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2438
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO MATOS ARAÚJO BARROS Dissertação.pdf2021_dis_dmabarros.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.