Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantiago, Elaine Rodrigues Santos-
dc.date.accessioned2022-03-30T15:42:40Z-
dc.date.available2022-03-30T15:42:40Z-
dc.date.issued2022-02-11-
dc.identifier.citationSANTIAGO. E. R. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2492-
dc.descriptionSANTIAGO, Elaine Rodrigues Santos. Corpo, gênero e identidade na escola: revisão integrativa e crítica sobre a produção científica entre 2017 e 2021. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva identificar o que tem sido produzido na literatura científica brasileira sobre a relação entre corpo e a construção da identidade de estudantes após a publicação da Base Nacional Curricular Comum, em 2017. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre corpo e identidade no espaço escolar. As informações obtidas foram analisadas à luz da Análise do Discurso (AD) e das produções sobre gênero e sexualidade na escola. A busca foi realizada nas plataformas ERIC - Educational Resources Information Centre e Periódicos CAPES, utilizando os descritores “Corpo”, “Educação”, “Gênero” e “Identidade”. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados quinze artigos, dos quais emergiram quatro temas de análise macro: a) contribuições históricas e legais; b) contribuições e críticas acerca do currículo; c) a luta por uma educação emancipatória; d) contribuições sobre a necessidade de formação continuada dos professores. Os resultados mapeiam brevemente o campo de investigação sobre corpo e identidade no espaço escolar e evidenciam a necessidade de superação de barreiras à diversidade do currículo, além de apontar a insegurança do corpo docente para abordar as categorias e pouco avanço após a publicação da BNCC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBase Nacional Curricular Comum (Brasil)pt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na Educação - Brasilpt_BR
dc.subjectSexo - Diferenças (Educação) - Brasilpt_BR
dc.titleCorpo, gênero e identidade na escola: revisão integrativa e crítica sobre a produção científica entre 2017 e 2021pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_elainesantiago.pdf2022_arti_elainesantiago.pdf279,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.