Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/252
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Yury Allyson Joca | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Andreia Ximenes | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:06:56Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T18:06:56Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Y. A. J.; FERNANDES, A. X. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/252 | - |
dc.description.abstract | Este artigo científico representa o resultado sobre a análise do conselho escolar nas escolas de ensino fundamental com base em estudos teóricos e em estudos de alguns autores sobre o tema, visando identificar o desempenho e a forma de participação do Conselho Escolar nas escolas. Nesse sentido, a pesquisa implicou à busca por referências bibliográficas, obtendo de cada autor a informação possível sobre a o funcionamento do conselho escolar. Simboliza a sede de conhecimentos a respeito do tema levando em consideração que o Conselho integra os demais segmentos da comunidade escolar e local. Sendo assim, conhecê-lo no seu íntimo, seu funcionamento, composição, funções e competências podem tornar a escola mais aberta para a gestão participativa. Dividir angústias, buscar soluções no coletivo e compartilhar decisões são características de um Conselho Escolar atuante. A formação deste colegiado dar-se-á mediante a necessidade que a escola tem de crescer para a comunidade. Integrando todos os segmentos da escola: alunos, pais de alunos, professores, funcionários, núcleo gestor e ainda representantes da comunidade civil. A escola se sentirá representada na sua totalidade, pois, todos os eleitos terão direito a voz e voto. Por isso pode-se dizer, que com a efetivação do Conselho Escolar a escola tende a ficar mais igualitária, com os interesses de todos os segmentos representados através do respectivo colegiado. O presente trabalho, também faz referências sobre os aspectos legais de gestão democrática e participativa nas escolas, destacando a Constituição Federal do Estado do Ceará, assim como a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, como parâmetros para a gestão compartilhada, abrindo, no entanto, espaços para que os vários atores da escola se tornem também co-autores de sua história. Foi possível concluir neste projeto que o Conselho Escolar tem o papel de garantir a formação e a prática participativa na escola, educando assim, os que dele participam e dependem para a vida democrática. Esta pesquisa representou um despertar para a importância que o Conselho Escolar tem para a comunidade escolar e local, e o quanto é importante para o bom desenvolvimento da escola e conseqüentemente do aluno. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escolas, organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tomada de decisão | pt_BR |
dc.subject | Gestão partilhada | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Acarape - Educação | - |
dc.title | A participação do conselho escolar nas escolas de ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Especialização em Gestão Governamental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andreia Ximenes Fernandes.pdf | 293,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.