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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2617
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | D´alva, Carla Novais | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T13:17:38Z | - |
dc.date.available | 2022-06-10T13:17:38Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | DALVA, C. N. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2617 | - |
dc.description | D ́ALVA, Carla Novais. Políticas públicas afirmativas: o caso da Unilab/Brasil. 2021. 37 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial em Administração Pública, Instituto de Ciências Exatas Sociais Aplicadas- (ICSA). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2021 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a política afirmativa de cota voltada para população a negra, indignas e pessoas com deficiências para ingressarem nas instituições federais de educação superior, sobretudo a realidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira que por si só é uma grande política afirmativa. Verificou-se essa conquista através da luta e reinvindicação realizada por movimentos sociais, que culminou na promulgação da Lei 12.711/2012 que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental por disponibilizar diferentes percepções sobre a política afirmativa de cotas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se classifica como exploratória e descritiva. O fundamento da pesquisa sobre a política pública afirmativa, baseou na discussão sobre ação afirmativa de cota que tenta reparar danos históricos que ocorreram desde o período da escravidão e hoje busca promover a inclusão universitária para diversos grupos vulneráveis. Mediante o exposto, os resultados encontrados na pesquisa indicam que após várias manifestação e intervenção, houve avanço significado no que diz respeito à oportunidade de acesso ao ensino superior para classes historicamente discriminadas na sociedade brasileira. Além disso, os resultados também apontam que atualmente as universidades federais são obrigadas a reservar vaga de cota para os estudantes oriundos de escola pública, que sejam autodeclarados preto, pardo, indígenas e pessoas com deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cota | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Unilab | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas afirmativas: o caso da Unilab/Brasil | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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