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dc.contributor.authorFernandes, Francisco Alexandre Dos Santos-
dc.date.accessioned2022-06-10T13:56:29Z-
dc.date.available2022-06-10T13:56:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERNANDES, F. A. S. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2626-
dc.descriptionFERNANDES, Francisco Alexandre Dos Santos. Elementos de educação empreendedora nas instituições públicas federais de ensino superior do Ceará. 2021. 56 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial em Administração Pública, Instituto de Ciências Exatas Sociais Aplicadas- (ICSA). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2021pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar a existência de elementos de empreendedorismo na estrutura curricular dos cursos de graduação, projetos de pesquisa e de extensão nas Universidades Federais do Ceará. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória por buscar uma maior proximidade com o problema, lançando mão do procedimento bibliográfico no qual há o levantamento as informações em artigos científicos e livros acerca do objeto estudado. A pesquisa ocorreu nas universidades federais do Ceará (UFC, UFCA e UNILAB) analisando os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de cada curso para analisar quais têm a disciplina de empreendedorismo no seu currículo ou alguma outra relacionada ao empreendedorismo. Quantos aos resultados encontrados: na Universidade Federal do Ceará (UFC) dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) apenas 7% traz a disciplina empreendedorismo como obrigatória, e 15% como optativa. A universidade do Federal do Cariri (UFCA) apresenta 15% dos cursos que ofertam a disciplina como obrigatória e 25% como optativa, que ao serem somados totalizam 40%, chegando a quase metade dos cursos que abordam o empreendedorismo. Dos cursos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) somente 7% abordam a disciplina empreendedorismo como obrigatória, não sendo ofertada como optativa. Portanto, conclui-se que os resultados obtidos nessa pesquisa, mostraram que as universidades deveriam ofertar mais componentes curriculares relacionadas ao empreendedorismo. Pois a oferta e abrangência da disciplina de empreendedorismo fazem-se necessária em todas as áreas, tendo em vista que os resultados apontam uma baixa adoção do empreendedorismo tanto nas atividades de pesquisa como de extensão por parte das universidades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtitude empreendedorapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleElementos de educação empreendedora nas instituições públicas federais de ensino superior do Cearápt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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