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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Insigué, Januário Manuel | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T12:29:54Z | - |
dc.date.available | 2022-06-20T12:29:54Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | INSIGUÉ, J. M. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2666 | - |
dc.description | INSIGUÉ, Januário Manuel. Política de gestão educacional na Guiné-Bissau (2012 – 2019). 76 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas- (ICSA). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre a política de gestão educacional na Guiné-Bissau, com ênfase na administração dos recursos físicos e financeiros escolar. Partindo, desse conhecimento do que o desenvolvimento educacional depende muito de fortunas econômicas para o seu progresso. Pois, a transformação do setor educativo necessita muito dos investimentos educacionais para facilitar a sua implementação. Por isso, as políticas públicas sociais têm um papel fundamental para o crescimento de uma dada sociedade. Desse modo, a presente monografia objetiva-se em analisar a política de gestão de educacional na Guiné-Bissau no período de 2012-2020, a partir de algumas literaturas encontradas sobre o sistema do ensino guineense. Busca-se ainda compreender de que forma os recursos escolares são administrados a fim garantir uma educação de qualidade. Para o sucesso dessa finalidade foi feita uma abordagem metodológica qualitativa, que resultou na técnica de coletas de dados através da revisão ou pesquisa bibliográfica de modo a analisar os problemas da educação no contexto guineense. Os resultados demonstram que a problemática no setor do ensino guineense tem a ver com as instabilidades políticas e militar que abalou o país ao longo de muitos anos; também a falta da transparência na gestão do bem público fez com o sistema se torne cada vez mais frágil e o ano letivo não consegue chegar o seu fim sem nenhuma paralização. Com isso, conclui-se que a evolução do sistema educativo guineense depende muito do engajamento do governo na criação das políticas educativas de qualidade para garantir um ensino de qualidade; o orçamento desse setor deve ser aumentado e, além disso, deve haver equilíbrio e a transparência na gestão do bem público. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de qualidade | pt_BR |
dc.title | Política de gestão educacional na Guiné-Bissau (2012 – 2019). | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC JANUÁRIO MANUEL INSIGUÉ (2).pdf | 2021_mono_jmisingué.pdf. | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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