Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Gilvania Moreira de-
dc.date.accessioned2022-07-21T19:31:25Z-
dc.date.available2022-07-21T19:31:25Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.citationANDRADE, G. M. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2713-
dc.descriptionANDRADE, Gilvania Moreira de. Narrativas de professoras lésbicas: violências de gênero e sexualidade e a identidade docente. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo tem como objetivo compreender as violências de gênero e sexualidade vivenciadas por professoras lésbicas da Educação Básica em suas trajetórias de vida e a repercussão disso na constituição da identidade docente. Os objetivos específicos do presente estudo são: caracterizar as violências de gênero e sexualidade que atravessam a vida das mulheres lésbicas e analisar como as professoras lésbicas da Educação Básica vivenciam suas sexualidades no ambiente escolar e a repercussão na constituição da identidade docente. Esta pesquisa emergiu a partir das discussões no curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos. Embora a docência seja um lugar majoritariamente ocupado por mulheres, ser professora lésbica requer luta diária diante das opressões que impactam a constituição da identidade docente dessas mulheres. A proposta teórico-metodológica utilizada foi o método (auto) biográfico (ou das histórias de vida) e a entrevista narrativa, a técnica utilizada para a obtenção dos dados. As narrativas das mulheres lésbicas e professoras, revelaram que suas trajetórias de vida foram marcadas por experiências de violência de gênero e sexualidade. O ambiente familiar, a trajetória escolar na infância e adolescência, a universidade e a escola, como o atual ambiente de trabalho, são espaços onde elas vivenciaram e vivenciam, situações em que se sentem violentadas em decorrência da sexualidade e essas violências tem impactos na constituição da identidade docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectProfessoras lésbicaspt_BR
dc.subjectViolência contra homossexuaispt_BR
dc.titleNarrativas de professoras lésbicas: violências de gênero e sexualidade e a identidade docentept_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_gilvaniaandrade.pdf2022_arti_gilvaniaandrade.pdf237,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.