Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2716
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bulcão, Márcio da Cruz Passos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T20:45:51Z | - |
dc.date.available | 2022-07-21T20:45:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-11 | - |
dc.identifier.citation | BULCÃO, M. C. P. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2716 | - |
dc.description | BULCÃO, Márcio da Cruz Passos. Diversidade e gestão escolar democrático-participativa: o debate contínuo de uma agenda necessária. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo, cujo tema: Diversidade e gestão escolar democrática-participativa: o debate contínuo de uma agenda necessária, experiência em uma escola publica de Saubara Bahia, teve como objetivo geral compreender a importância da gestão democrática no sistema escolar, visando à democratização e ação de edificação social da unidade escolar. A gestão democrática é um processo político em que toda comunidade escolar envolvida, planejam, discutem as ações voltadas para o desenvolvimento da escola, fortalecendo assim a democracia no processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, justifica-se que o enfoque deste trabalho foi estudar as necessidades de se fazer uma gestão democrática escolar, juntamente com o preparo, desenvolvimento das habilidades e competências do gestor atuante no sistema educacional. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa exploratório-bibliográfica de abordagem qualitativa com técnicas de análise sociohistórica interpretacional crítico-dialética de leituras de livros, artigos, legislação e documentos de governos que falam sobre o papel da liderança do gestor escolar, entre outros autores que serviram de alicerce para um maior entendimento acerca do assunto. Como resultados e conclusões ficou evidente que as atuações específicas referentes à liderança do diretor escolar estão intimamente ligadas às unidades escolares eficientes, àquelas que constituem a diferença no aprendizado dos seus educandos. Fazendo-se necessário uma comunicação eficiente entre, líder e liderados, visando um clima de perseverança e de interação, para realizações de todos, tendo o educando como direção de todo o trabalho desenvolvido. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Administradores escolares - Saubara (BA) | pt_BR |
dc.subject | Democracia e educação - Saubara (BA) | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração - Saubara (BA) | pt_BR |
dc.title | Diversidade e gestão escolar democrático-participativa: o debate contínuo de uma agenda necessária | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_arti_marciobulcao.pdf | 2022_arti_marciobulcao.pdf | 165,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.