Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2740
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bulcão, Márcio da Cruz Passos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T18:58:14Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T18:58:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | BULCÃO, M. C. P. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2740 | - |
dc.description | BULCÃO, Márcio da Cruz Passos. Brincadeiras africanas e afro-brasileiras como prática pedagógica para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Escola Municipal Evandro Siqueira. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto de intervenção é resultado do Trabalho Conclusão de Curso (TCC) do curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio oferecido pela UNILAB, através do Polo UAB São Francisco do Conde – Bahia. O objetivo principal deste projeto de intervenção didático pedagógica é trabalhar na perspectiva interdisciplinar e intercultural com os estudantes do Ensino Fundamental da Escola Evandro Siqueira, as brincadeiras africanas e afro-brasileiras como prática pedagógica para a educação das relações étnico-raciais com vistas a valorização da cultura africana e afro-brasileira. A intervenção pretende contribuir para que as aprendizagens proporcionadas pelas brincadeiras africanas e afro-brasileiras possam conscientizar os estudantes sobre a importância da cultura afro-brasileira, a valorização da sua autoestima e a noção de pertencimento e identidade, a fim de que essas as crianças possam conhecer o histórico, a importância e a herança dos povos africanos na cultura brasileira. Acredito que essa intervenção contribuirá para o fomento de práticas pedagógicas com vistas a integração dos diferentes sujeitos na promoção da igualdade de oportunidades e para o reconhecimento e valorização da diversidade cultural presente na sociedade em que vivemos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação - Saubara (BA) - Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal Evandro Siqueira - Projetos | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.title | Brincadeiras africanas e afro-brasileiras como prática pedagógica para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Escola Municipal Evandro Siqueira | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_arti_marciobulcao.pdf | 2022_arti_marciobulcao.pdf | 272,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.