Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Elisiana Avelino Barros | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-24T11:45:19Z | - |
dc.date.available | 2017-01-24T11:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, M. E. A. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/280 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho estão expostas informações sobre as misturas étnicas afro-brasileiras construídas por seres humanos que tiveram suas vidas traçadas por situações constrangedoras na sua travessia transatlântica e que através dessa situação enriqueceram as Américas com uma cultura e uma História que está presente na memória, no corpo e na alma. O negro sofre pelo preconceito fundamentado na de cor de sua pele, mas foram os escravizados que contribuíram para que tivéssemos o atual multiculturalismo. Um grande avanço na Educação está se processando, principalmente quando nos referimos à História de um povo que através de movimentos sociais começou a valorizar seus antepassados, suas origens (a ligação permanente com a Mãe África) e sua identidade (o assumir-se negro com orgulho), mostrando que as diferenças tornam os seres humanos mais belos. Com a implementação da lei 10.639 /03, que expandiu a ideia de combater o racismo e o preconceito na sala de aula, tornamo-nos instrumentos para a sensibilização dos discentes no tocante à valorização das tradições culturais existentes em nossa sociedade. Através de atitudes e ações temos que mostrar que é na sala de aula que desconstruiremos as atitudes de preconceito e discriminação. Somos iguais, mas diferentes e precisamos respeitar as diferenças. Temos uma História e como sujeitos da mesma é fundamental estimularmos os nossos alunos a descobrirem suas raízes, quebrando paradigmas que foram construídos. Portanto, que seja exigido o reconhecimento dos valores que a nossa cultura negra disponibiliza. | pt_BR |
dc.subject | Discriminação na educação | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | A História e Cultura do povo negro na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileira, Indígena e Africana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Elisiania Avelino Barros Silva (1).pdf | 517,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.