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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Branco, Leo Vasconcelos Pinto Castelo | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T14:41:08Z | - |
dc.date.available | 2022-09-16T14:41:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BRANCO, L. V. P. C. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2872 | - |
dc.description | BRANCO, Leo Vasconcelos Pinto Castelo. Crônicas das relações entre o espetáculo da cultura e a política espetacular. 49 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre o potencial ideológico da cultura em suas relações com a política, levando-se em consideração o modelo social capitalista e a relação democracia-autoritarismo na atual conjuntura do Brasil. Observouse a atual crise do país como contendo dois aspectos principais, a saber, a crise da democracia sob a ótica do Estado Democrático de Direito que, por sua vez, se apresenta em duas narrativas, a do rompimento democrático e a da legalidade constitucional e jurídica e, por outro lado, a crise do capitalismo sob a ótica da falibilidade e degradação desse mesmo Estado burguês advindo do modelo implantado na Revolução francesa. O poder de manipulação ideológica exercido através da cultura sobre a esfera política é considerado a partir do conceito de indústria cultural, e da monopolização do discurso. Esta se dá tanto no âmbito de regimes fechados através da censura, como no âmbito da constituição de oligopólios e monopólios de interesses de classe na sociedade burguesa. Agregado a instituição do discurso uníssono tem-se a manipulação da psique social, empreendida por meio de mensagens subliminares e da implementação do discurso do ódio. O estudo aponta para a necessidade da regulamentação e democratização da mídia, como um passo importante para a autoafirmação da resistência popular. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Espetáculo | pt_BR |
dc.subject | Crise da democracia | pt_BR |
dc.subject | Crise do capitalismo | pt_BR |
dc.title | Crônicas das relações entre o espetáculo da cultura e a política espetacular. | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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