Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/287
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pessoa, Ana Íris Morais | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-24T14:07:42Z | - |
dc.date.available | 2017-01-24T14:07:42Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | PESSOA, A. I. M. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/287 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo mostrar a funcionalidade do Sistema Permanente de Avaliação do Ensino Médio SPAECE na educação, mais especificamente no trabalho do gestor da escola pública, com a finalidade de tornar sua atuação mais eficaz e eficiente em relação à qualidade do ensino e da aprendizagem. Buscaremos apresentar a importância do uso da avaliação institucional como ferramenta auxiliar da educação, visando ao sucesso futuro dos alunos. Gerir uma escola não é fácil, esta é uma função complexa. Porém, com a análise dos dados das avaliações disponibilizadas pelo próprio Estado do Ceará, a exemplo do SPAECE, podemos tornar o trabalho mais viável, visto ser dada uma orientação pontual e atual sobre a educação em cada escola que faz parte do universo avaliado. Pretendemos mostrar aos profissionais da Educação que avaliar é acompanhar a construção do conhecimento do aluno dentro de um amplo processo, que envolve muito mais que as matérias lecionadas em sala de aula. Para tanto, a pesquisa detalhará o SPAECE, revelando sua estrutura, seus princípios e sua finalidade. Fundamentaremos o tema com os estudos de Demo (2001), Elliot (2000), Gadotti (2000) e Luckesi (2001), dentre outros autores importantes para a área abordada. Dessa forma, esperamos despertar o interesse em analisar os dados das escolas disponibilizados pelas avaliações institucionais, para que a gestão seja facilitada, os alunos apresentem rendimento melhor e os professores tenham seu trabalho mais direcionado para uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ceará | pt_BR |
dc.title | Uso efetivo das avaliações institucionais na rede pública de ensino do Ceará | pt_BR |
dc.title.alternative | O SPAECE como ferramenta auxiliar do trabalho gestor | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Iris Morais Pessoa.pdf | 653,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.