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dc.contributor.authorAquino, Antonio Leonardo Moreira de-
dc.date.accessioned2022-11-17T11:50:05Z-
dc.date.available2022-11-17T11:50:05Z-
dc.date.issued2017-08-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2961-
dc.descriptionAQUINO, Antonio Leonardo Moreira de. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no livro didático da EJA: estudo na EEF. Francisco rocha ramos Acarape-CE. 32 f. Mono (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2017pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa teve por escopo principal analisar o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana no Livro Didático de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no 2º Segmento do Ensino Fundamental, Etapa V, com fundamentos hermenêuticos a partir da Lei nº 10.639/2003. Como se verifica, o Ensino Fundamental no âmbito da EJA é dividido em 2 (dois) Seguimentos sequenciais: o 1º (primeiro), que corresponde do 1º ao 5º ano escolares e o 2º (segundo) Seguimento que contempla do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas seguintes etapas: EJA IV, correspondente aos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; e, EJA V, que corresponde ao 8º e 9º anos (esta última é o objeto específico de estudo). O estudo ocorreu na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rocha Ramos, no Município de Acarape-Ce. Vislumbra-se que o ensino-aprendizagem da História e Cultura AfroBrasileira e Africana tem sido sempre uma das questões cruciais para a Educação Básica, especificamente para a EJA, cujo corpo discente é composto por sujeitos sociais que estão fora de faixa etária e considerável tempo distante do ensino formal, porém, carrega consigo um significado arcabouço de experiências ou aprendizagens não formais. Por esta e outras razões, concebe-se que a EJA é uma modalidade de ensino-aprendizagem que requer abordagem didático-pedagógica diferenciada que se adéque à realidade do discente jovem ou adulto. Deste modo, a aquisição de conhecimento com fundamento em saberes populares da realidade cotidiana dos alunos da EJA se contrapõe à tentativa do ensino-aprendizagem com base em conteúdos abstratos e/ou alheio ao mundo concreto dos alunos para além do livro didático.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAQUINO, A. L. M. (2017)pt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira e africanapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectE.E. F Francisco Rocha Ramospt_BR
dc.subjectAcarape-CEpt_BR
dc.titleEnsino de história e cultura afro-brasileira e africana no livro didático da EJA: Estudo na EEF Francisco Rocha Ramos Acarape-CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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