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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2968
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ferreira, Antonio Jeovane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T16:48:33Z | - |
dc.date.available | 2023-01-03T16:48:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-26 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, A. J. S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2968 | - |
dc.description | FERREIRA, Antonio Jeovane da Silva. (RE) Afirmando direitos: Uma etnografia da luta quilombola por acesso e permanência no ensino superior cearense – Caso Unilab. 202 f. Dissertação (Pós-graduação) - Programa associado de pós-graduação em Antropologia. Universidade Federal Do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional Da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2021 | pt_BR |
dc.description.abstract | Dissertação trata de um estudo etnográfico acerca do trajeto de luta e de mobilização quilombola por acesso e permanência no ensino superior público no estado do Ceará, particularmente no âmbito da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A constituição desse campo analítico traz à baila as discussões, os tensionamentos e os diálogos construídos para a efetivação de uma política afirmativa que contempla as especificidades quilombolas no ensino superior. No final de 2017, após a formação de alianças internas e externas estabelecidas entre o Movimento Quilombola, docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia e a Pró-Reitoria de Graduação da Unilab, a instituição publicou o edital no 33/2017 que orientou a realização do seu primeiro Processo Seletivo Específico para o ingresso de Indígenas e Quilombolas. A partir da entrada dos primeiros universitários quilombolas, diferentes demandas foram sendo apresentadas, desde aspectos simbólicos e financeiros como também a expansão de vagas para todos os cursos de graduação e pós-graduação na Unilab. Para compreender essa questão, este estudo entrelaça uma perspectiva etnográfica que capta a pluralidade de experiências vivenciadas por esses estudantes na esfera universitária. Quanto à coleta de dados, esta se alinhou à observação participante, diário de campo, aos registros fotográficos e as entrevistas. Como a pesquisa foi atravessada por uma crise pandêmico-sanitária, impossibilitando contatos presenciais, agregamos ao estudo elementos analíticos advindos dos meios digitais, tais como: capturas de tela, mensagens de texto, chamadas de voz via WhatsApp e também análise de áudios, documentos e gravações de reuniões realizadas pelo Google Meet. As entrevistas, em particular, ocorreram com 06 estudantes que ingressaram nas entradas referentes à 2017.2, 2018.1 e 2018.2 e estão matriculados nos cursos de maior predominância como Agronomia, Antropologia, História e Pedagogia. O conjunto de dados analisados aponta que o acesso à Unilab perpassa múltiplos aspectos como as pressões exercidas pelo movimento quilombola, a organização político-estudantil, bem como as estratégias para permanecer no âmbito universitário tendo como marcadores a construção de redes de solidariedade, cooperação, alianças com outros segmentos étnico-raciais e as contínuas reivindicações por melhores condições de permanência e formação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Política afirmativa | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Unilab | pt_BR |
dc.subject | Ceará | pt_BR |
dc.title | (RE) Afirmando direitos: Uma etnografia da luta quilombola por acesso e permanência no ensino superior cearense – Caso Unilab | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação - Mestrado em Antropologia UFC-UNILAB |
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ANTONIO JEOVANE DA SILVA FERREIRA Dissertação.pdf | 2021_dis_ajsferreira.pdf. | 6,83 MB | Adobe PDF | View/Open |
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