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dc.contributor.authorSantana, Cláudia de-
dc.date.accessioned2023-01-10T19:06:50Z-
dc.date.available2023-01-10T19:06:50Z-
dc.date.issued2022-05-21-
dc.identifier.citationSANTANA, C. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2972-
dc.descriptionSANTANA, Cláudia de. O papel do gestor na construção de uma escola democrática participativa. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata sobre o papel do gestor na construção de uma escola democrática e participativa. Nesse sentido, buscou se como objetivo geral identificar o papel do gestor escolar na construção de uma escola democrática participativa, bem como os mecanismos utilizados. Participaram da entrevista um total de 395 pessoas, sendo 328 alunos, 25 professores, 13 coordenadores e 29 funcionários. O s pais não participaram da pesquisa alegando não ter celular nem habilidades na utilização da tecnologia. A análise dos dados da pesquisa realizada na escola Centro Educacional Claudionor Batista demonstrou que 100% dos participantes consideram a gestão como democrática participativa. Sobre a pergunta se a gestão envolve comunidade escolar nas tomadas de decisão 79,49% afirmaram que sempre, 20,25 quase sempre, 0,25% raramente. Sobre a pergunta se a proposta pedagógica é pautada em princípios democráticos 100% responderam que sim. Sobre a pergunta se a gestão incentiva ideias inovadoras e sugestões para melhorar as condições físicas, técnicas e educacionais da instituição, 93,16% responderam que sim, 6,84% responderam que tem pouco interesse. Sobre a pergunta de que maneira tem conhecimento sobre as decisões tomadas pela direção 25,19% afirmaram que por comunicado escrito, 25,13% por reuniões pedagógicas, por escrito, 25,13% por reuniões pedagógicas, 25,13 % por reuniões de pais, 24,49% por comunicado informal, 0,06% não é informado. Sobre a pergunta quem participa da elaboração da proposta pedagógica apenas 12,22% responderam que alunos, professores, coordenadores, orientadores e merendeiras, 12,18% responderam que funcionários e pais, 14,54% afirmaram que toda comunidade. Sobre a pergunta quais mecanismos utilizados pela escola para auxiliar na prática democrática 25,02% conselhos Escolares, conselhos de Classe, 25,95% afirmaram associação de Pais e Mestres, 24,76% grêmio estudantil e 0,25 não se aplica. Dos 395 participantes a maioria deram sugestões para gestor desenvolver de forma efetiva uma gestão democrática participativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDemocratização na escolapt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Participação cidadãpt_BR
dc.titleO papel do gestor na construção de uma escola democrática participativapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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