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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/314
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lemos, Dayanna Scarcela da Silveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Fábio Paulino de | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Sirley Freire | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-25T16:57:24Z | - |
dc.date.available | 2017-01-25T16:57:24Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, D. S. da S.; OLIVEIRA, F. P. de; NOGUEIRA, S. F. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/314 | - |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, vários autores têm dedicado seus estudos à tentativa de compreender, com maior clareza, a atuação da educação à distância no Brasil, com destaque para a formação continuada em nível superior. Neste contexto, o presente trabalho pretende examinar o princípio do processo de implantação e institucionalização da Educação à Distância (EaD) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), buscando identificar as principais ações e políticasque concorreram, positiva e negativamente, para a inserção e desenvolvimento da modalidade nesta instituição de ensino superior pública federal. Para tal, foi realizada uma apreciação de normatizações basilares da Unilab, segundo as quais os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) assumem características institucionais relevantes e, em alguns casos, inovadoras, devido, principalmente, à vocação da Universidade para a interiorização e internacionalização da educação pública superior. Na sequência, são descritosaspectos importantes acerca da implementação e do funcionamento de órgãos internos responsáveis pela gestão do ensino à distância na Unilab, considerando a análise dos dados coletados por meio de entrevista e levantamento de documentação. Para abordar com maior profundidade o tema da institucionalização da EaD na Unilab, foi preciso, inicialmente, resgatar o processo em âmbito nacional, descrevendo as políticas públicas instituídas pelo Governo Federal para esse fim, e, só então, abordar particularidades internas do processo, tais quais a exploração de aspectos políticos e filosóficos, aspectos de continuidade, comunicação, infraestrutura e políticas discentes. A partir desse estudo, foi possível identificar ações favoráveis e obstáculos ao processo de implantação e institucionalização da educação à distância na Unilab. | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Telemática | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | UNILAB | pt_BR |
dc.title | Educação à distância na UNILAB: os desafios da implantação e institucionalização | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
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Dayanna Scarcela da silveira Lemos.pdf | 743,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
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