Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3161
Título: Cultivo de hortaliças em sistema hidropônico sob diferentes diluições do biofertilizante e declividades das calhas de condução das culturas
Autor(es): Lourencio, Rosaliny de Castro
Palavras-chave: Rúcula-cultivo
Fertilizante orgânico
Inovações tecnológicas
Data do documento: 14-Dez-2021
Citação: LOURENCIO, R. C. (2021)
Resumo: Em sistema hidropônico, além do manejo adequado da solução nutritiva, também é imprescindível o conhecimento da declividade ideal das calhas de condução da solução nutritiva. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento da rúcula e agrião em sistema hidropônico a partir de diferentes diluições do biofertilizante e níveis de declividade das calhas de condução da cultura. Dois experimentos foram realizados com as culturas rúcula e agrião, testando diluição do biofertilizante como solução nutritiva e declividade das calhas de condução. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC). Para rúcula, as parcelas foram dois ciclos de cultivo, as subparcelas foram constituídas por três taxas de diluição do biofertilizante em água (1:2; 1:3 e 1:4) e as subsubparcelas constituídas de cinco declividades das calhas de condução da solução nutritiva (2%, 3%, 4%, 5% e 6%). Para o agrião, as parcelas foram constituídas pelas taxas de diluição do biofertilizante em água e as subparcelas constituídas de cinco declividades das calhas de condução da solução nutritiva. Os experimentos foram constituídos de 15 unidades experimentais, 30 plantas por tratamento, totalizando 450 plantas. Variáveis avaliadas foram altura da planta (ALT), número de folhas (NF), massa fresca da parte aérea (MFPA), massa fresca da raiz (MFR), massa seca da parte aérea (MSPA), massa seca da raiz (MSR) e produtividade (PROD). Para rúcula, sob ciclos em função das declividades, a máxima ALT, NF, MFPA, MSPA, MSR e PROD foram encontradas no ciclo 2 de cultivo, sob declividade da calha de condução de 4,1%. A máxima ALT, MFPA e PROD foram verificadas na taxa de 1:4 em declividades de 3,5; 4,5; e 4,3%, respectivamente. Para agrião, a máxima ALT, MFR e MSR foram verificadas na taxa de diluição de 1:3, em declividade de 3,8%. Para efeito isolado das taxas de diluição, o NF, MFPA, MSPA e PROD foram encontrados os melhores incrementos na taxa de 1:3 e 1:4. Para efeito isolado dos níveis de declividade, a PROD foi verificada no nível de 4,16%. A maximização produtiva da rúcula foi verificada nas taxas de diluição do biofertilizante de 1:2 e 1:3. Para agrião, foi verificado na taxa de diluição do biofertilizante de 1:3 e 1:4. Em ambas as culturas sob nível de declividade entre 3,5 e 4,5%.
Descrição: LOURENCIO, Rosaliny de Castro. Cultivo de hortaliças em sistema hidropônico sob diferentes diluições do biofertilizante e declividades das calhas de condução das culturas. Ceará, 2021. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente, Ceará. Orientadora: Albanise Barbosa Marinho.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3161
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Energia e Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Rosaliny Lourencio_FINAL.pdf2021_diss_rdeclourencio.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.