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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3165
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Queiroz, Maria Iolanda Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T18:35:56Z | - |
dc.date.available | 2023-03-29T18:35:56Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, M. I. L. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3165 | - |
dc.description | QUEIROZ, Maria Iolanda Lima. O estudo da África nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 55 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Histórias e Culturas Afro-Brasileira, Indígena e Africana, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tem objetivo pesquisar sobre a importância do estudo da África nas séries iniciais do ensino fundamental. O trabalho foi realizado a partir das pesquisas sobre o ensino de História no Brasil, considerando as várias fases do ensino da História com suas transformações que, muitas vezes, acompanharam as mudanças ocorridas na organização e nas propostas educacionais brasileiras. Como também, buscou enfocar o tema sob um olhar reflexivo das Leis brasileiras que regem a educação e o tema abordado. O presente trabalho dá ênfase a Lei no 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e o estudo da Historia da África e dos Africanos nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Destaca as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, documento que embasa a Lei no 10.639/2003 e indica as orientações para a implementação dessa Lei nos Estados, nos municípios e nas escolas. Ressalta, ainda, a importância do conhecimento histórico na formação intelectual dos alunos, no processo ensino-aprendizagem na disciplina de História. E cita as reformulações curriculares que buscam colocar professores e alunos como sujeitos da história e da produção do conhecimento histórico. O trabalho relata a experiência de Redenção, em relação à implementação da Lei no 10.639/2003 no município e a implantação da UNILAB, como parceira nesse desafio. Destacam os Projetos “As Cores de Redenção” e “Rosal da Liberdade - Diversidade e Cidadania na Escola”, desenvolvidos nas escolas da rede pública municipal de ensino, como experiências positivas na concretização da Lei no município, assim como, a importância desses projetos para uma educação voltada para o respeito, a tolerância, o reconhecimento e a valorização da História e Cultura Afro-Brasileira, Indígena e Africana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | ;QUEIROZ, M. I. L. (2014) | - |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | África | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Lei no 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Redenção | pt_BR |
dc.title | O estudo da África nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileira, Indígena e Africana |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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MARIA IOLANDA LIMA QUEIROZ TCC.pdf | 2014_mono_milqueiroz.pdf | 589,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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