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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Thamires Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T18:40:09Z | - |
dc.date.available | 2023-03-29T18:40:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-04 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Thamires Rodrigues de | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3168 | - |
dc.description | SOUZA, Thamires Rodrigues de. O agir do formador de leitores em situação de sala de aula. 2018. 22f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva analisar as representações do agir do professor, a partir das reconfigurações do trabalho docente realizadas na linguagem quanto à formação de leitores críticos, e a partir dessa análise verificar as concepções de leitura que respaldam o trabalho do professor em situação de sala de aula, averiguar, através do dizer do professor, como o evento de leitura acontece. Nesse sentido, refletimos sobre as concepções de leitura que estão sendo assumidas pelo professor para a formação de leitores críticos em seu agir representado. Para análise, utilizamos as concepções de leitura discutidas por Leurquin (2001), para análise do planejamento assumido verbalmente pela professora da turma. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi o método de instrução ao sósia, formulado inicialmente pelo médico e psicólogo italiano Oddone. Para Clot (2007, p. 143-144) o objetivo deste método "é uma transformação do trabalho do sujeito mediante um deslocamento de suas atividades", com base na reconfiguração do que ele diz sobre o seu trabalho. Com a pesquisa, a partir da instrução do professor que participou da entrevista, constamos que o modelo que fundamenta a sua aula de leitura é modelo Sociopsicolinguístico apresentado por Braggio (2005), em que a construção de sentido do texto não acontece apenas entre leitor-autor via texto, mas também através dos sujeitos envolvidos no evento de leitura e na construção de novos sentidos. É neste modelo que o professor deixa de ser mero transmissor do conhecimento e passa a ser formador de leitores capazes de refletir a sociedade a qual estão inseridos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aula - leitura | pt_BR |
dc.subject | Modelos de leitura | pt_BR |
dc.subject | Cidadãos críticos | pt_BR |
dc.title | O agir do formador de leitores em situação de sala de aula | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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