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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3178
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fortunado, Maria das Graças Freires do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T19:11:55Z | - |
dc.date.available | 2023-04-04T19:11:55Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | FORTUNADO, M. G. F. N. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3178 | - |
dc.description | FORTUNADO, Maria das Graças Freires do Nascimento. O ensino de História e o estudo da África e africanidade numa escola pública no município de Redenção. 2014. 34 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Histórias e Culturas Afro- Brasileira, Indígena e Africana, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo conhecer melhor para poder reproduzir de forma correta para os educandos. A partir da lei 10639/032, vários projetos coletivos ou individuais passaram a ser desenvolvidos nas escolas públicas sobre a História da África e da cultura afro-brasileira, tornando possível a investigação da prática dos professores no que concerne à inserção do conteúdo História da África nos currículos escolares. Para a realização do trabalho nos baseamos em estudiosos do assunto para que pudéssemos referenciar o trabalho de forma segura. Dentre eles podemos citar (FONSECA, 1998), (MATTOS, 2007). Ao finalizar o trabalho pudemos concluir que o (a) professor (a) ao trabalhar com a temática cultura afro-brasileira deve atentar para não reproduzir a ideia de inferioridade da África, dos africanos e dos negros brasileiros. A perspectiva é a de que aguce nos estudantes o senso crítico na perspectiva de que outra imagem seja construída. Por outro lado, também é necessário que atentem para o fato de que a inclusão dessa temática na sala de aula não pode ser encarada como uma mera obrigação imposta pelo Estado, mas uma decisão política e pedagógica do professor (a), uma vez que ele não só estará colaborando na desconstrução dos estereótipos negativos com relação aos negros (as), mas, sobretudo, possibilitando aos estudantes negros (as) e não negros (as) elementos indispensáveis à construção de outra imagem de si e do seu semelhante. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | África | pt_BR |
dc.subject | Africanidade | pt_BR |
dc.title | O ensino de História e o estudo da África e africanidade numa escola pública no município de Redenção | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileira, Indígena e Africana |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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