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dc.contributor.authorSilveira, Ana Lúcia Nobre da-
dc.date.accessioned2023-04-12T17:14:11Z-
dc.date.available2023-04-12T17:14:11Z-
dc.date.issued2018-05-17-
dc.identifier.citationSILVEIRA, A. L. N. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3209-
dc.descriptionSILVEIRA, Ana Lúcia Nobre da. A sustentabilidade na educação de jovens e adultos: uma abordagem no Ceja de Baturité/CE. 2018. 42 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídrico, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractReflete sobre a abordagem da educação ambiental na modalidade EJA no Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda- CEJA no maciço de Baturité/ CE, traçando o perfil dos sujeitos participantes, e as expectativas que levaram a participarem das ações sustentáveis, assim como as metodologias abordadas no processo de ensino aprendizagem. O acesso à educação ambiental é um direito de todos os cidadãos, garantido no artigo 2° da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, podendo acontecer de modo formal ou informal, nos diversos níveis de aprendizagem e nas diferentes modalidades de ensino, sendo contemplados através da construção de práticas sustentáveis no cotidiano escolar. Porém somos conhecedores que a abordagem sobre a Educação ambiental e sustentabilidades ainda caminha em passos lentos e que nem sempre apresenta- se ao alcance de todos. O estudo tem como objetivo conhecer as práticas de sustentabilidade na modalidade EJA, o perfil dos sujeitos participantes, e as expectativas que levaram a participarem das ações sustentáveis no Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda- CEJA no maciço de Baturité/ CE. A pesquisa de cunho qualitativa está fundamentada nos aportes teóricos baseados nos estudos de Roos: Becker(2012), Jacobi (2004), Santos (2012). Foi realizada com aplicação de questionários aos educandos e docentes envolvidos nas práticas de formação. Os resultados apontam para a necessidade da garantia de acesso à Educação Ambiental, através da vivência de situações que estimule novas percepções de posturas, em prol de um bem comum coletivo. Sendo ainda necessário reconhecer o trabalho dos docentes através da oferta de formações como suporte para que possam trabalhar sobre a temática, garantindo ainda a valorização salarial e condições dignas de trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectPráticas sustentáveispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleA sustentabilidade na educação de jovens e adultos: uma abordagem no Ceja de Baturité/CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

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