Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3209
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silveira, Ana Lúcia Nobre da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T17:14:11Z | - |
dc.date.available | 2023-04-12T17:14:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, A. L. N. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3209 | - |
dc.description | SILVEIRA, Ana Lúcia Nobre da. A sustentabilidade na educação de jovens e adultos: uma abordagem no Ceja de Baturité/CE. 2018. 42 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídrico, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Reflete sobre a abordagem da educação ambiental na modalidade EJA no Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda- CEJA no maciço de Baturité/ CE, traçando o perfil dos sujeitos participantes, e as expectativas que levaram a participarem das ações sustentáveis, assim como as metodologias abordadas no processo de ensino aprendizagem. O acesso à educação ambiental é um direito de todos os cidadãos, garantido no artigo 2° da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, podendo acontecer de modo formal ou informal, nos diversos níveis de aprendizagem e nas diferentes modalidades de ensino, sendo contemplados através da construção de práticas sustentáveis no cotidiano escolar. Porém somos conhecedores que a abordagem sobre a Educação ambiental e sustentabilidades ainda caminha em passos lentos e que nem sempre apresenta- se ao alcance de todos. O estudo tem como objetivo conhecer as práticas de sustentabilidade na modalidade EJA, o perfil dos sujeitos participantes, e as expectativas que levaram a participarem das ações sustentáveis no Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda- CEJA no maciço de Baturité/ CE. A pesquisa de cunho qualitativa está fundamentada nos aportes teóricos baseados nos estudos de Roos: Becker(2012), Jacobi (2004), Santos (2012). Foi realizada com aplicação de questionários aos educandos e docentes envolvidos nas práticas de formação. Os resultados apontam para a necessidade da garantia de acesso à Educação Ambiental, através da vivência de situações que estimule novas percepções de posturas, em prol de um bem comum coletivo. Sendo ainda necessário reconhecer o trabalho dos docentes através da oferta de formações como suporte para que possam trabalhar sobre a temática, garantindo ainda a valorização salarial e condições dignas de trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Práticas sustentáveis | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | A sustentabilidade na educação de jovens e adultos: uma abordagem no Ceja de Baturité/CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA LUCIA NOBRE DA SILVEIRA TCC MONOGRAFIA.pdf | 2018_mono_alnsilveira | 696,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.