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dc.contributor.authorOliveira, Natalia Martins de-
dc.date.accessioned2023-05-02T15:52:30Z-
dc.date.available2023-05-02T15:52:30Z-
dc.date.issued2018-06-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, N. M. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3247-
dc.descriptionOLIVEIRA, Natalia Martins de. A inserção do programa de alfabetização na idade certa (MAIS PAIC) no município de Capistrano- Ceará, nas turmas de segundo ano do ensino fundamental. 2018. 36 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como título A Inserção do Programa de Alfabetização na Idade Certa (MAIS PAIC), no Município de Capistrano- Ceará, nas turmas de Segundo ano do Ensino Fundamental. A questão norteadora da pesquisa foi: Como é desenvolvido o Programa MAIS PAIC no Município de Capistrano? Para responder a questão, o objetivo geral da investigação foi: Analisar como é desenvolvido o programa MAIS PAIC no Município de Capistrano. E os objetivos específicos foram: Contextualizar o processo histórico do projeto MAIS PAIC no Estado do Ceará; Analisar os eixos de referência do MAIS PAIC; Analisar as ações pedagógicas referentes ao MAIS PAIC nas turmas de segundo ano do Município de Capistrano, Ceará. A abordagem metodológica foi qualitativa, realizada por meio de aplicação de questionário, junto aos formadores do MAIS PAIC, professores e pais de alunos do Segundo ano do Ensino Fundamental, com o intuito de atingir o objetivo desse estudo. Os resultados apontam que o Programa é desenvolvido por meio de uma gestão educacional em que envolve a gestão municipal, formadores, professores, família e alunos. Dentro do Programa são trabalhadas formações setoriais para os formadores, estes repassam tanto para os gestores escolares, como para professores, por meio de formações específicas, planejamentos de linguagem e matemática. Neste processo também são realizadas palestras motivacionais com as famílias em busca de parceria entre família e escola. Após as formações os professores repassam os conteúdos de forma lúdica, usando o material estruturado do Programa, trabalhando a aprendizagem das crianças de acordo com seu nível. Assim como são utilizados simulados e avaliações diagnósticas periodicamente, na busca de solucionar alguns desafios na aprendizagem e nos resultados. Conclui-se que o referido Programa é desenvolvido com muita dedicação e atenção no município de Capistrano, por meio de um trabalho em equipe e uma política séria voltada para a aprendizagem na idade certa. Os formadores, professores alfabetizadores do segundo ano do Ensino Fundamental trabalham com muito zelo e dedicação em busca da aprendizagem na idade certa e de melhores resultados nas avaliações externas. Os pais sentem-se satisfeitos com a aprendizagem dos filhos, mostrando acreditar na eficácia de sua metodologia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrograma de alfabetização na idade certa (PAIC)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA inserção do programa de alfabetização na idade certa (mais paic) no município de Capistrano- Ceará, nas turmas de segundo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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