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dc.contributor.authorSilva, Francisco Carlos Castro e-
dc.date.accessioned2017-01-27T12:29:45Z-
dc.date.available2017-01-27T12:29:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, F. C. C. e (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/329-
dc.description.abstractO presente trabalho tem com finalidade principal desvendar as práticas políticas no passado que vem se estendendo até os dias atuais. Desta forma, o clientelismo continua sendo uma prática ainda usada principalmente nas cidades do interior, onde as necessidades da população são parcialmente compradas pela troca do voto para um candidato chegar ao poder. Outra forma de compreender o clientelismo é na forma de segurar ou amarrar politicamente o beneficiado, através da troca de favores, consultas, medicamentos e cargos que são prometidos antes do pleito. Nesse mesmo contexto, são apresentados: o Patrimonialismo, Coronelismo e Mandonismo que são originados do clientelismo político. Nesse sentido, o objetivo geral deste artigo é discutir os conceitos apresentados em torno do clientelismo. Os objetivos específicos estão associados aos prejuízos causados pela venda e troca do voto, as consequências do voto mercadoria e, para finalizar, a falta de compromisso do eleito com os eleitores, pois ele acaba por se isentar de suas obrigações perante a população, uma vez que voto não foi espontâneo, mas resultado de uma compra de benefícios. Como também, a forma de cobrar dos políticos e não trocar ou vender seu voto, tornando-o o cidadão capaz de cobrar e mudar a política do país.pt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPolítica e governopt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectVotopt_BR
dc.titleClientelismopt_BR
dc.title.alternativea negociação do voto e apoio políticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Gestão Pública

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