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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3314
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Neisse Evangelista da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T14:17:37Z | - |
dc.date.available | 2023-05-22T14:17:37Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, N. E. C. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3314 | - |
dc.description | SOUZA, Neisse Evangelista da Costa. Análise do programa agrinho na perspectiva ambiental - contribuições e aprendizados dos alunos da escola municipal Sebastião José Bezerra. 2018. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídrico, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O homem para satisfazer suas necessidades está a cada dia aumentando a sua intervenção na natureza, trazendo consequências sérias para o Meio Ambiente. Diante disso urge buscar alternativas para desenvolver em nós, seres humanos, atitudes e ações que colaborem para reverter tal situação e promover qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Com o propósito de iniciar nas escolas rurais um processo de discussão que pensa o meio ambiente como algo que está relacionado à própria existência, foi instituído o Programa Agrinho no estado do Ceará no ano de 2003. Esse programa tem a missão de formar a futura geração de produtores rurais. É um programa social e educativo que visa levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de crianças e jovens do 2o ao 9o ano do ensino fundamental no campo. O presente trabalho buscou analisar o Agrinho na perspectiva ambiental, realizando um estudo de caso na Escola Municipal Sebastião José Bezerra para observar as contribuições do programa e aprendizados dos alunos do 9o ano. Foi utilizado como procedimento metodológico no presente estudo uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa mediante o uso de questionário aplicado junto aos envolvidos, quais sejam alunos, professores e núcleo gestor da escola. Os resultados demostram que as questões relacionadas ao meio ambiente ainda não são trabalhadas de forma interdisciplinar, restringindo-se aos assuntos trazidos pelos livros didáticos e a eventos pontuais. | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Programa Agrinho | pt_BR |
dc.title | Análise do programa agrinho na perspectiva ambiental - contribuições e aprendizados dos alunos da escola municipal Sebastião José Bezerra | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA TCC.pdf | 2018_mono_necsouza.pdf | 748,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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