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dc.contributor.authorSouza, Neisse Evangelista da Costa-
dc.date.accessioned2023-05-22T14:17:37Z-
dc.date.available2023-05-22T14:17:37Z-
dc.date.issued2018-05-19-
dc.identifier.citationSOUZA, N. E. C. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3314-
dc.descriptionSOUZA, Neisse Evangelista da Costa. Análise do programa agrinho na perspectiva ambiental - contribuições e aprendizados dos alunos da escola municipal Sebastião José Bezerra. 2018. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídrico, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO homem para satisfazer suas necessidades está a cada dia aumentando a sua intervenção na natureza, trazendo consequências sérias para o Meio Ambiente. Diante disso urge buscar alternativas para desenvolver em nós, seres humanos, atitudes e ações que colaborem para reverter tal situação e promover qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Com o propósito de iniciar nas escolas rurais um processo de discussão que pensa o meio ambiente como algo que está relacionado à própria existência, foi instituído o Programa Agrinho no estado do Ceará no ano de 2003. Esse programa tem a missão de formar a futura geração de produtores rurais. É um programa social e educativo que visa levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de crianças e jovens do 2o ao 9o ano do ensino fundamental no campo. O presente trabalho buscou analisar o Agrinho na perspectiva ambiental, realizando um estudo de caso na Escola Municipal Sebastião José Bezerra para observar as contribuições do programa e aprendizados dos alunos do 9o ano. Foi utilizado como procedimento metodológico no presente estudo uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa mediante o uso de questionário aplicado junto aos envolvidos, quais sejam alunos, professores e núcleo gestor da escola. Os resultados demostram que as questões relacionadas ao meio ambiente ainda não são trabalhadas de forma interdisciplinar, restringindo-se aos assuntos trazidos pelos livros didáticos e a eventos pontuais.pt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPrograma Agrinhopt_BR
dc.titleAnálise do programa agrinho na perspectiva ambiental - contribuições e aprendizados dos alunos da escola municipal Sebastião José Bezerrapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

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