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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3319
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cavalcante, Marta Maria Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T14:36:05Z | - |
dc.date.available | 2023-05-22T14:36:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, M. M. N. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3319 | - |
dc.description | CAVALCANTE, Marta Maria Nogueira. Conselho escolar: limites e possibilidades de uma gestão democrática participativa. 2018. 35 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Piquet Carneiro-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O controle social, expressão que denomina participação popular passou a ser utilizada como sinônimo do controle atribuído à sociedade civil sobre as ações do Estado. Neste sentido, os Conselhos Escolares são instâncias de controle social, que buscam promover nas escolas gestões democráticas e participativas com a parceria de toda a comunidade escolar, constituída por pais, alunos, professores, demais profissionais da escola e integrantes da comunidade local. O objetivo central da pesquisa foi analisar a atuação do Conselho Escolar no processo democrático participativo em uma escola estadual de Mombaça/CE. Para tanto, buscou-se alcançar os seguintes objetivos específicos: Identificar as dificuldades vivenciadas pelo conselho escolar; Verificar a articulação entre escola e sociedade no processo de participação democrática; Compreender a percepção da comunidade escolar acerca da importância da participação no conselho escolar e, por fim, perceber se a escola aqui estudada pode ser considerada um espaço democrático. A pesquisa teve abordagem qualitativa e utilizou-se da entrevista semiestruturada aplicada aos membros do Conselho Escolar. A partir disso obtiveram-se como principais conclusões que os conselheiros compreendem a importância do conselho a partir de suas particularidades. Pontuam também que a falta de participação nas reuniões é uma das principais dificuldades vivenciadas pelo conselho. Já a relação estabelecida entre escola e sociedade é harmoniosa e há uma abertura para o contato, não sendo hierárquica essa relação. Segundo os entrevistados a escola é democrática em sua gestão. Diante do apreendido com a pesquisa, é importante buscar mecanismos e ações que visem fortalecer o conselho e seus conselheiros, tanto no tocante ao conhecimento do que é de fato o Conselho Escolar, bem como de suas atribuições enquanto conselheiros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Conselhos escolares | pt_BR |
dc.subject | Participação democrática | pt_BR |
dc.title | Conselho escolar: limites e possibilidades de uma gestão democrática participativa | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARTA MARIA NOGUEIRA CAVALCANTE TCC.pdf | 2018_mono_mmncavalcante.pdf | 257,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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