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dc.contributor.authorIndú, André da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-16T20:31:24Z-
dc.date.available2023-06-16T20:31:24Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationINDÚ, A. S. (2019)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3397-
dc.descriptionINDÚ, André da Silva. Comercialização de frutas e hortaliças: uma análise sistêmica em feira livre em Redenção-CE. 2019. 12 f. Artigo (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA etapa de comercialização dos produtos para muitos agricultores é classificada como um dos maiores entraves à melhoria da renda. As feiras livres são tradicionalmente locais de aproximação, onde os produtores rurais e agentes intermediários oferecem seus serviços aos consumidores, facilitando o processo de comercialização dos produtos. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise sistêmica do processo de comercialização de frutas e hortaliças em feira livre de Redenção-CE. Foi utilizado o método descritivo de caráter quantitativo e exploratório. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a março de 2019, por meio de entrevista estruturada, para facilitar a compreensão do entrevistado e promover uma maior agilidade do processo. O universo amostral foi constituído por vinte e seis (26) feirantes, divididos igualitariamente em dois (2) grupos: feirantes varejistas (G1) e feirantes produtores (G2). Com relação ao perfil dos feirantes 63% do G1 são do gênero feminino e 37% do gênero masculino, já para o G2, as mulheres compreendem 23% e os homens 77%. As frutas e hortaliças mais vendidas são a laranja (36%) e o tomate (29%) para o G1 e banana (32%) e tomate (36%) para o G2. A feira livre constitui um meio de comercialização satisfatório e necessário tanto para feirantes varejistas quanto para produtores agrícolas. Entretanto, a falta de uma melhor organização e estrutura inviabilizam a avaliação de alguns indicadores que representariam melhor os diversos aspectos envolvidos na comercialização de frutas e hortaliças em feiras livres.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectHortfrútipt_BR
dc.subjectFeirantespt_BR
dc.subjectRedenção - CEpt_BR
dc.titleComercialização de frutas e hortaliças: uma análise sistêmica em feira livre em Redenção-CEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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