Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3398
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorReis, Edvânia Beserra dos-
dc.date.accessioned2023-06-16T20:32:42Z-
dc.date.available2023-06-16T20:32:42Z-
dc.date.issued2018-11-17-
dc.identifier.citationREIS, E. B. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3398-
dc.descriptionREIS, Edvânia Beserra dos. Educação ambiental no ambiente escolar: um estudo de caso na escola Manoel Liberato no município de Barreira - CE. 2018. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractDiante da importância de inserir e consolidar práticas sustentáveis no cotidiano da sociedade moderna, utilizando, particularmente, instituições de ensino básico como vetor de ampla disseminação de ideias, o presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a educação e a gestão ambiental desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Liberato de Carvalho, localizada no município de Barreira - CE. Os procedimentos metodológicos utilizados se basearam na coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, com aplicação de questionário direcionado aos professores, alunos e pais, e visitas in loco, com implementação e acompanhamento de atividades educacionais. Como resultado, a pesquisa revelou que parte significativa dos entrevistados tem uma boa percepção sobre o que é gestão ambiental e reconhece sua relevância no ambiente escolar. Quanto à questão do gerenciamento dos aspectos ambientais, verificou-se que a escola busca atuar mais ativamente nos âmbitos da separação do lixo, da coleta seletiva e da necessidade da disposição correta de resíduos. Há, no entanto, carência de ações contínuas e de iniciativas internas próprias, que vão além do projeto pedagógico original e das políticas ambientais planejadas pelo governo municipal e entidades parceiras da escola. Identificadas as deficiências mais evidentes, algumas sugestões foram listadas para melhorar a realidade atual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtividades educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas sustentáveispt_BR
dc.titleEducação ambiental no ambiente escolar: um estudo de caso na escola Manoel Liberato no município de Barreira - CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece en las colecciones: Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EDVANIA BESERRA DOS REIS TCC.pdf2018_mono_ebreis.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.