Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3398
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Edvânia Beserra dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T20:32:42Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T20:32:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-17 | - |
dc.identifier.citation | REIS, E. B. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3398 | - |
dc.description | REIS, Edvânia Beserra dos. Educação ambiental no ambiente escolar: um estudo de caso na escola Manoel Liberato no município de Barreira - CE. 2018. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da importância de inserir e consolidar práticas sustentáveis no cotidiano da sociedade moderna, utilizando, particularmente, instituições de ensino básico como vetor de ampla disseminação de ideias, o presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a educação e a gestão ambiental desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Liberato de Carvalho, localizada no município de Barreira - CE. Os procedimentos metodológicos utilizados se basearam na coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, com aplicação de questionário direcionado aos professores, alunos e pais, e visitas in loco, com implementação e acompanhamento de atividades educacionais. Como resultado, a pesquisa revelou que parte significativa dos entrevistados tem uma boa percepção sobre o que é gestão ambiental e reconhece sua relevância no ambiente escolar. Quanto à questão do gerenciamento dos aspectos ambientais, verificou-se que a escola busca atuar mais ativamente nos âmbitos da separação do lixo, da coleta seletiva e da necessidade da disposição correta de resíduos. Há, no entanto, carência de ações contínuas e de iniciativas internas próprias, que vão além do projeto pedagógico original e das políticas ambientais planejadas pelo governo municipal e entidades parceiras da escola. Identificadas as deficiências mais evidentes, algumas sugestões foram listadas para melhorar a realidade atual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Atividades educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Práticas sustentáveis | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental no ambiente escolar: um estudo de caso na escola Manoel Liberato no município de Barreira - CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDVANIA BESERRA DOS REIS TCC.pdf | 2018_mono_ebreis.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.