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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/340
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Joilna Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-27T17:18:04Z | - |
dc.date.available | 2017-01-27T17:18:04Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. A. da (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/340 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata de uma reflexão acerca da gestão escolar e gestão democrática, abordando a importância da gestão democrática participativa, não só como um princípio pedagógico, mas também como um preceito constitucional. A abordagem metodológica de caráter teórico-bibliográfico associou-se à pesquisa de campo junto a professores e ao núcleo gestor de uma escola da rede estadual de ensino de Fortaleza, cujos dados foram coletados através de um questionário (em anexo), respondido por 10 (dez) professores da referida instituição. O trabalho em questão teve metodologia direcionada a referenciais teóricos tendo em vista a busca incessante de conteúdos para melhorar o entendimento do assunto abordado. Estruturalmente, o estudo foi dividido em capítulos, sendo que o primeiro capítulo faz referência inicialmente às características de uma gestão democrática. O segundo capítulo focaliza o desafio de uma gestão democrática. O terceiro capítulo analisa o processo de gestão democrática participativa e a evolução dos processos de descentralização democrática em gestão pública. O quarto capítulo situa a construção da autonomia na escola. O quinto capítulo trata do projeto político pedagógico como mecanismo de autonomia e participação escolar. O sexto capítulo passa a analisar a gestão democrática na educação cearense e o sétimo capítulo trata da eleição de diretores – um exemplo de gestão democrática no Ceará. Por fim, os aspectos conclusivos apontam a gestão democrática na escola como processo de participação de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, integram a comunidade escolar, sejam eles gestores, professores, alunos, pais e funcionários. | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática das escolas públicas cearenses | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC JOILNA ALVES DA SILVA.pdf | 732,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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