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dc.contributor.authorSilva, Joilna Alves da-
dc.date.accessioned2017-01-27T17:18:04Z-
dc.date.available2017-01-27T17:18:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, J. A. da (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/340-
dc.description.abstractO presente trabalho trata de uma reflexão acerca da gestão escolar e gestão democrática, abordando a importância da gestão democrática participativa, não só como um princípio pedagógico, mas também como um preceito constitucional. A abordagem metodológica de caráter teórico-bibliográfico associou-se à pesquisa de campo junto a professores e ao núcleo gestor de uma escola da rede estadual de ensino de Fortaleza, cujos dados foram coletados através de um questionário (em anexo), respondido por 10 (dez) professores da referida instituição. O trabalho em questão teve metodologia direcionada a referenciais teóricos tendo em vista a busca incessante de conteúdos para melhorar o entendimento do assunto abordado. Estruturalmente, o estudo foi dividido em capítulos, sendo que o primeiro capítulo faz referência inicialmente às características de uma gestão democrática. O segundo capítulo focaliza o desafio de uma gestão democrática. O terceiro capítulo analisa o processo de gestão democrática participativa e a evolução dos processos de descentralização democrática em gestão pública. O quarto capítulo situa a construção da autonomia na escola. O quinto capítulo trata do projeto político pedagógico como mecanismo de autonomia e participação escolar. O sexto capítulo passa a analisar a gestão democrática na educação cearense e o sétimo capítulo trata da eleição de diretores – um exemplo de gestão democrática no Ceará. Por fim, os aspectos conclusivos apontam a gestão democrática na escola como processo de participação de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, integram a comunidade escolar, sejam eles gestores, professores, alunos, pais e funcionários.pt_BR
dc.titleGestão democrática das escolas públicas cearensespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

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