Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pires, Roberto Cristiano Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T21:26:41Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T21:26:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-07 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, R. C. O. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3430 | - |
dc.description | PIRES, Roberto Cristiano Oliveira. O gerenciamento administrativo e financeiro de uma escola pública municipal em Baturité-CE na perspectiva de uma gestão escolar democrática e participativa. 2018. 23 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como temática o Gerenciamento Administrativo e Financeiro de uma Escola Pública Municipal em Baturité-Ce na Perspectiva de uma Gestão Escolar Democrática e Participativa. O presente estudo aborda a análise de uma escola pública no gerenciamento dos seus recursos , tendo como foco os pilares autonomia e planejamento participativo, elementos imprescindíveis para uma gestão eficiente e democrática. Esta pesquisa possui natureza teórico-prática, fundamentado na parte teórica os conceitos e a importância de uma gestão escolar democrática perante os recursos administrativos e financeiros. Na parte prática, utiliza-se a coleta de dados por meio de entrevistas, o que permite uma melhor compreensão da realidade através da observação do comportamento dos entrevistados e das evidências encontradas na própria escola em dois períodos distintos (2015-2016) e (2017-2018). O estudo aponta que a escola se tornou mais eficiente e eficaz no gerenciamento dos seus recursos, somente quando implantou o modelo de gestão democrático e participativo no ambiente escolar , o que não vinha ocorrendo em anos anteriores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Planejamento participativo | pt_BR |
dc.title | O gerenciamento administrativo e financeiro de uma escola pública municipal em Baturité-CE na perspectiva de uma gestão escolar democrática e participativa | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBERTO CRISTIANO OLIVEIRA PIRES TCC.pdf | 2018_mono_rcopires.pdf | 316,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.