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dc.contributor.authorSousa, Maria Valduezia Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-06-22T16:48:13Z-
dc.date.available2023-06-22T16:48:13Z-
dc.date.issued2018-07-07-
dc.identifier.citationSOUSA, M. V. R. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3494-
dc.descriptionSOUSA, Maria Valduezia Rodrigues de. Evasão escolar no ensino fundamental: um estudo de caso numa unidade de ensino da rede municipal de Fortaleza. 2018. 32 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractDesde o início do aprendizado, é indiscutível a responsabilidade social da escola pública ou privada na vida dos estudantes e da comunidade escolar como mediadora para a cidadania, ao oferecer de modo sistemático e organizado a educação de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para educação. A continuidade do educando na sala de aula é um direito e ao mesmo tempo um comprometimento social. Evasão escolar é um grande desafio para a sociedade internacional e principalmente para a brasileira que ainda não conseguiu atingir o propósito da Constituição Federal de 1988, expressa em seu artigo 6°. A presente pesquisa abordou a evasão escolar no ensino fundamental em uma escola municipal localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. A abordagem metodológica utilizada foi de uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva, exploratória e estudo de caso de natureza qualitativa. No estudo de caso realizado na escola foram utilizados documentos do Censo Escolar dos anos de 2014 a 2017 e documentos da secretaria da escola. Identificou-se em 2014 uma evasão escolar de 23,08%, neste ano houve o maior número de abandono na escola pesquisada. Em 2015 a evasão escolar foi 13,14%, tendo diminuído em relação a 2014, e em 2016 o abandono foi 9,13%, havendo uma diminuição considerando os anos de 2014 e 2015. Em 2017 a evasão escolar foi 4,06%, o melhor resultado obtido pela escola pesquisada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEvasão escolar - Brasilpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleEvasão escolar no ensino fundamental: um estudo de caso numa unidade de ensino da rede municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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