Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVaz, Farã-
dc.date.accessioned2023-06-27T16:23:16Z-
dc.date.available2023-06-27T16:23:16Z-
dc.date.issued2018-07-07-
dc.identifier.citationVAZ, F. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3509-
dc.descriptionVAZ, Farã. Avaliação de políticas públicas: o caso do processo seletivo de estudantes da Guiné-Bissau para a UNILAB. 2018. 46 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA relação de cooperação Sul-Sul entre Brasil e África tem sido espaço de investigações que geraram reflexões criticas, ora percebida como relação de dominação, ora como uma relação de solidariedade, baseada nas concepções histórica, política, cultura e identitária. O século XXI vem apresentando a diversidade de relação de Brasil com os CPLP que sucintam interesses de pesquisa e interpretação. Nesta ótica propõe-se avaliar o processo seletivo de estudantes da Guiné-Bissau para Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- brasileiro, como política pública, oriundo de relação de cooperação do Brasil com a Guiné- Bissau, no domínio da educação superior. Para tanto, o trabalho tem como objetivo analisar o processo seletivo da Unilab aplicado aos candidatos da Guiné-Bissau. Serve-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista através de questionários. Percebeu-se que o processo seletivo dos estudantes da Guiné-Bissau para Unilab é o primeiro mecanismo de impacto da universidade na Guiné-Bissau e os seus reflexos manifesta capital como oportunidade mais para os jovens residentes no Setor Autônomo de Bissau do que em outras regiões do país. Razão pelo qual, recomenda-se aplicação de política de oportunidade de acesso ao processo seletivo da universidade para jovens de outras regiões do país e com mais ênfase no gênero feminino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProcesso seletivopt_BR
dc.subjectGuiné-Bissau - Estudantespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação de políticas públicas: o caso do processo seletivo de estudantes da Guiné-Bissau para a UNILABpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FARÃ VAZ TCC.pdf2018_mono_fvaz.pdf513,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.