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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Fabiana Laranjeira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T20:47:36Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T20:47:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, F. L. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3661 | - |
dc.description | SILVA, Fabiana Laranjeira. Construção e validação de vídeo educativo para surdos sobre desobstrução de vias aéreas em criança. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem ((PPGENF) - Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo objetiva e validar vídeo para educação em sapude de surdos acerca da desobstrução das vias aéreas por corpo estranho, estudo metodológico, composto por quatro etapas: 1. Construção do storyboard do vídeo educativo; 2. Validação do conteúdo; 3. Construção do vídeo educativo e, 4. Avaliação por representantes do público-alvo. Na primeira etapa, o ocnteúdo do vídeo foi validado por 12 juízes. O julgamento dos itens ocorreu mediante aplicação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES) é foram analisados estatisticamente pelo Ímdice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste binomial. Constatou-se concordência unânime entre os juízes, o qual confere validade ao conteúdo apresentado no vídeo. Na terceira etapa, prosseguiu-se com a construção do vídeo educativo, de modo que o designer profissional atribuiu movimentação ao roteiro ilustrado, storyboard, ajustou e o organizou juntamente com a dupla narração, em áudio e em Libras. Na quarta etapa, realizou-se a exibição do vídeo a representantes do público-alvo, em uma instituição de ensino direcionada para a população surda. A coleta de dados ocorreu em sala reservada, com as cadeiras organizadas em semicírculo, participaram a pesquisadora, o co-orientador e para mediar a comunicação com os surdos, o intérprete de Libras. Após a exibição do vídeo, os surdos preencheram o Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva (QUATA). O vídeo apresentou concordância mínima de 80% no IVC e teste binomial. Dessa forma, constata-se a vaidade da aparência do vídeo para o ensino acerca da desobstrução das vias áreas por corpo estranho em crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engasgo | pt_BR |
dc.subject | Primeiros socorros | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação - deficiência auditiva | pt_BR |
dc.title | Construção e validação de vídeo educativo para surdos sobre desobstrução de vias aéreas em criança | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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