Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Fabiana Laranjeira da-
dc.date.accessioned2023-08-14T20:47:36Z-
dc.date.available2023-08-14T20:47:36Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, F. L. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3661-
dc.descriptionSILVA, Fabiana Laranjeira. Construção e validação de vídeo educativo para surdos sobre desobstrução de vias aéreas em criança. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem ((PPGENF) - Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO estudo objetiva e validar vídeo para educação em sapude de surdos acerca da desobstrução das vias aéreas por corpo estranho, estudo metodológico, composto por quatro etapas: 1. Construção do storyboard do vídeo educativo; 2. Validação do conteúdo; 3. Construção do vídeo educativo e, 4. Avaliação por representantes do público-alvo. Na primeira etapa, o ocnteúdo do vídeo foi validado por 12 juízes. O julgamento dos itens ocorreu mediante aplicação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES) é foram analisados estatisticamente pelo Ímdice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste binomial. Constatou-se concordência unânime entre os juízes, o qual confere validade ao conteúdo apresentado no vídeo. Na terceira etapa, prosseguiu-se com a construção do vídeo educativo, de modo que o designer profissional atribuiu movimentação ao roteiro ilustrado, storyboard, ajustou e o organizou juntamente com a dupla narração, em áudio e em Libras. Na quarta etapa, realizou-se a exibição do vídeo a representantes do público-alvo, em uma instituição de ensino direcionada para a população surda. A coleta de dados ocorreu em sala reservada, com as cadeiras organizadas em semicírculo, participaram a pesquisadora, o co-orientador e para mediar a comunicação com os surdos, o intérprete de Libras. Após a exibição do vídeo, os surdos preencheram o Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva (QUATA). O vídeo apresentou concordância mínima de 80% no IVC e teste binomial. Dessa forma, constata-se a vaidade da aparência do vídeo para o ensino acerca da desobstrução das vias áreas por corpo estranho em crianças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngasgopt_BR
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - deficiência auditivapt_BR
dc.titleConstrução e validação de vídeo educativo para surdos sobre desobstrução de vias aéreas em criançapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fabiana Laranjeira.pdf2022_flaranjeira.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.