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dc.contributor.authorGomes, Aldanizio Soares-
dc.date.accessioned2017-01-30T18:27:34Z-
dc.date.available2017-01-30T18:27:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGOMES, A. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/370-
dc.description.abstractCompreendendo as comunidades quilombolas, enquanto sujeitos de direito que entraram na pauta de importantes discussões na agenda política do Brasil com a Constituição de 1988. A partir das mobilizações de diferentes setores da sociedade foi inaugurado um novo contexto saindo da invisibilidade em busca do reconhecimento. Buscamos com este trabalho, compreender o processo de formação dos quilombos, visando o reconhecimento da comunidade quilombola da localidade da Serra do Evaristo na cidade de Baturité. No aspecto educacional, procuramos identificar na Escola 15 de Novembro da comunidade, como está sendo abordada a temática africana, tendo como referência compreender o processo da implantação da Lei 10.639/03, que demanda inúmeras ações e desafios junto à escola, aos educadores e estudantes, sendo eles negros ou não. A pesquisa foi realizada com professores e alunos de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental; foram utilizados recursos metodológicos como entrevistas, questionários privilegiando a memória dos diferentes sujeitos e principalmente dos que se reconhecem ou são reconhecidos como negros.pt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]pt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBaturité - CEpt_BR
dc.titleQuilombo e educaçãopt_BR
dc.title.alternativediálogos e interlocuções na escola e comunidade quilombola da Serra do Evaristo Baturité/CEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

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