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dc.contributor.authorOliveira, Andrea da Silva-
dc.date.accessioned2017-01-30T18:43:04Z-
dc.date.available2017-01-30T18:43:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, A. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/372-
dc.description.abstractEste trabalho trata da implementação da Lei 10.639/03 na rede de ensino público brasileiro, mais precisamente na Escola Maria do Carmo Bezerra, da Cidade de Acarape-CE; faz uma análise das condições em que a Lei está sendo posta em prática nas escolas. O trabalho apresenta um breve percurso da história da educação no Brasil. Este recuo no tempo passado se deu por entender que é necessário para pensar o presente e projetar projetos para a educação no futuro, em particular a história da África e Afro-brasileira. A narrativa histórica oficial brasileira não poupou esforços para apagar dos registros, manipular os fatos e, com certeza, eliminar a presença do negro no Brasil. O trabalho, também aborda práticas que revelam o preconceito e suas muitas manifestações na sala de aula e em outras dependências da escola. Qual o papel da escola para eliminar essas práticas preconceituosas? Como se dá o processo de formação na escola e como trabalha o problema do preconceito e do racismo no espaço da escola. Para refletir sobre estas e outras questões transversais à questão, analisei o livro didático de língua portuguesa e literatura do primeiro ano do ensino médio utilizado na escola estuada. Da mesma forma, analisei a presença do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Univali) na Educação Básica e seus impactos no processo pedagógico da escola.pt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAcarape - CE - Educaçãopt_BR
dc.titleA lei 10.639/03 e as limitações quanto a sua aplicabilidade na Escola Maria do Carmo Bezerrapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

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