Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto Júnior, Clealdo-
dc.date.accessioned2017-01-30T18:54:15Z-
dc.date.available2017-01-30T18:54:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINTO JÚNIOR, CLEALDO. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/374-
dc.description.abstractA cultura brasileira é influenciada por diferentes povos, mas verifica-se que algumas contribuições culturais foram silenciadas ao longo dos anos. Assim, este trabalho propõe-se a avaliar se os livros de Literatura, Arte, Sociologia e História adotados no Ensino Médio na escola Liceu Domingos Sávio em Baturité-CE auxiliam na formação humanística dos estudantes e contribui para superação de preconceitos arraigados na sociedade brasileira. Deste modo, almeja-se responder ao seguinte questionamento: O espaço destinado à arte e cultura africana nos livros didáticos de Ensino Médio garante uma valorização da cultura africana e um tratamento isonômico entre as distintas contribuições recebidas pela cultura brasileira? Portanto, objetiva-se identificar os recursos empregados pelos autores para apresentar a cultura africana, desde imagens, textos, mitos e outros. Destarte, procederemos análise de oito livros didáticos, sendo um de Arte, três de Português, três de História e um de Sociologia; dividindo o processo analítico em quatro etapas, a saber: escolha do referencial teórico, leitura do referencial teórico, leitura dos livros didáticos e, por fim, sistematização e análise dos dados. A continuidade da exclusão dos negros na sociedade brasileira indica que a questão do preconceito ainda não fora solucionada. Portanto, o livro didático é um recurso fundamental para assegurar mudanças socioculturais.pt_BR
dc.subjectEnsino médio - Brasilpt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectBaturité - CEpt_BR
dc.titleO ensino de cultura e arte afro-brasileiras no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeuma análise das estratégias usadas nos livros didáticos de Ensino Médio adotados no Liceu de Baturité - Cept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clealdo Pinto Junior.pdf4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.