Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto Júnior, Clealdo | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-30T18:54:15Z | - |
dc.date.available | 2017-01-30T18:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PINTO JÚNIOR, CLEALDO. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/374 | - |
dc.description.abstract | A cultura brasileira é influenciada por diferentes povos, mas verifica-se que algumas contribuições culturais foram silenciadas ao longo dos anos. Assim, este trabalho propõe-se a avaliar se os livros de Literatura, Arte, Sociologia e História adotados no Ensino Médio na escola Liceu Domingos Sávio em Baturité-CE auxiliam na formação humanística dos estudantes e contribui para superação de preconceitos arraigados na sociedade brasileira. Deste modo, almeja-se responder ao seguinte questionamento: O espaço destinado à arte e cultura africana nos livros didáticos de Ensino Médio garante uma valorização da cultura africana e um tratamento isonômico entre as distintas contribuições recebidas pela cultura brasileira? Portanto, objetiva-se identificar os recursos empregados pelos autores para apresentar a cultura africana, desde imagens, textos, mitos e outros. Destarte, procederemos análise de oito livros didáticos, sendo um de Arte, três de Português, três de História e um de Sociologia; dividindo o processo analítico em quatro etapas, a saber: escolha do referencial teórico, leitura do referencial teórico, leitura dos livros didáticos e, por fim, sistematização e análise dos dados. A continuidade da exclusão dos negros na sociedade brasileira indica que a questão do preconceito ainda não fora solucionada. Portanto, o livro didático é um recurso fundamental para assegurar mudanças socioculturais. | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Intolerância religiosa | pt_BR |
dc.subject | Baturité - CE | pt_BR |
dc.title | O ensino de cultura e arte afro-brasileiras no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | uma análise das estratégias usadas nos livros didáticos de Ensino Médio adotados no Liceu de Baturité - Ce | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Clealdo Pinto Junior.pdf | 4,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.