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dc.contributor.authorSales, Francisco Levi Jucá-
dc.date.accessioned2017-02-01T13:21:53Z-
dc.date.available2017-02-01T13:21:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSALES, F. L. J. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/389-
dc.description.abstractO município de Redenção, Ceará, é considerado o pioneiro da abolição da escravatura no Brasil. Desde a libertação, em 1883, memórias afro-brasileiras foram e são construídas através dos monumentos e museus da cidade. O objetivo do presente trabalho é analisar de que forma esses lugares de memória coletiva podem legitimar valores, crenças e (des)igualdades socioculturais, a partir da identificação dos símbolos, narrativas, discursos e histórias transmitidas por eles. Para isso, fez-se necessário considerar o processo histórico da formação do movimento abolicionista local, revisando elementos da historiografia existente e observando a compreensão do patrimônio cultural através de visitações e conversas com os que estão diretamente ligados à gestão e estudo do mesmo, em especial funcionários e estudantes. A manutenção e limitação, de uma memória da escravidão local alerta que ações de educação patrimonial integral, que possa abranger outros bens culturais não considerados atualmente, tornem os monumentos e museus pesquisados efetivos agentes transformadores nas políticas culturais e de igualdade racial.pt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural - Proteçãopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectRedenção- CE - Culturapt_BR
dc.titleMemórias afro-brasileiraspt_BR
dc.title.alternativemonumentos, museus e educação patrimonial em Redenção - Cearápt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

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