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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/389
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sales, Francisco Levi Jucá | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T13:21:53Z | - |
dc.date.available | 2017-02-01T13:21:53Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SALES, F. L. J. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/389 | - |
dc.description.abstract | O município de Redenção, Ceará, é considerado o pioneiro da abolição da escravatura no Brasil. Desde a libertação, em 1883, memórias afro-brasileiras foram e são construídas através dos monumentos e museus da cidade. O objetivo do presente trabalho é analisar de que forma esses lugares de memória coletiva podem legitimar valores, crenças e (des)igualdades socioculturais, a partir da identificação dos símbolos, narrativas, discursos e histórias transmitidas por eles. Para isso, fez-se necessário considerar o processo histórico da formação do movimento abolicionista local, revisando elementos da historiografia existente e observando a compreensão do patrimônio cultural através de visitações e conversas com os que estão diretamente ligados à gestão e estudo do mesmo, em especial funcionários e estudantes. A manutenção e limitação, de uma memória da escravidão local alerta que ações de educação patrimonial integral, que possa abranger outros bens culturais não considerados atualmente, tornem os monumentos e museus pesquisados efetivos agentes transformadores nas políticas culturais e de igualdade racial. | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural - Proteção | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Redenção- CE - Cultura | pt_BR |
dc.title | Memórias afro-brasileiras | pt_BR |
dc.title.alternative | monumentos, museus e educação patrimonial em Redenção - Ceará | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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