Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3913
Título: Análise das publicações na rede social Instagram sobre depressão puerperal
Autor(es): Felipe, Elineusa de Castro da Silva
Palavras-chave: Depressão pós-parto
Enfermagem
Rede social
Data do documento: 2-Set-2019
Citação: FELIPE, E. C. S. (2019)
Resumo: Com o crescimento das discussões relacionada a depressão puerperal, as redes sociais têm se tornando um ambiente propício para tais discussões, sendo esta uma das particularidades da geração atual, independente do estrato social a que pertence. Diante do exposto e considerando a importância da abordagem sobre temas diversos em redes sociais, bem como as experiências divulgadas por este meio nos últimos anos, definiu-se como objetivo do estudo conhecer a forma como a depressão puerperal é exposta e tratada na rede social Instagram. Refere-se a uma pesquisa avaliativa descritiva, ocorrida no Brasil, em agosto de 2019. A análise do conteúdo realizou-se a partir da seleção das páginas, as quais foram pesquisadas no Instagram®, utilizando-se as hashtags #depressãopuerperal e #depressaopuerperal. Foram encontradas 15 publicações utilizando-se a hashtag #depressaopuerperal e 20 publicações para a hashtag #depressãopuerperal, respectivamente. Após a análise crítica de cada publicação, foi preenchido um quadro com as seguintes categorias: localização dos administradores dos perfis, volume de postagens de 2017 a 2019, estatísticas, especialidades dos administradores dos perfis, causas da depressão puerperal e intervenções a serem realizadas. Tais dados foram tabulados utilizando o Microsoft Excel® 2016. Estas informações podem ser utilizadas na construção de um estreitamento de relações entre a tecnologia e a saúde, a fim de tornar o Instagram® um forte aliado no auxílio as puérperas que desenvolveram a depressão puerperal e assim, facilitando o acesso e troca de informações entre elas ou até mesmo com profissionais da saúde em geral.
Descrição: FELIPE, Elineusa de Castro da Silva. Análise das publicações na rede social Instagram sobre depressão puerperal. 2019. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3913
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELINEUSA DE CASTRO DA SILVA FELIPE TCC.pdf2019_mono_edecdasfelipe.pdf266,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.