Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3919
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Francisca Camila Nogueira-
dc.date.accessioned2023-09-21T18:28:56Z-
dc.date.available2023-09-21T18:28:56Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, F. C. N. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3919-
dc.descriptionSILVA, Francisca Camila Nogueira. Conhecimento dos professores do ensino básico e superior acerca das pessoas com deficiência. 2017. 26 f. Artigo (Graduação) - Curso Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi descrever o conhecimento dos professores do ensino básico e superior sobre o tema Pessoas com Deficiência. Estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, envolvendo 53 professores do município de Acarape e Redenção, do ensino básico e superior, nos meses de outubro e novembro de 2017. Foi aplicado questionário semiestruturado envolvendo a temática Pessoa com Deficiência e, em seguida, os dados foram analisados e organizados em tabelas. Participaram da pesquisa 53 professores, destes 38 (71,6%) do sexo feminino, 28 (52,8%) com faixa etária entre 31 e 40 anos, 36 (67,9%) com pós-graduação, 45 (85%) com tempo de ensino entre 1 e 20 anos. A maioria dos professores da instituição de ensino superior (78,5 %) relataram que nunca tiveram nenhum aluno com deficiência o que difere do ensino básico. A existência de acessibilidade no ambiente de trabalho, foi percebida pela maioria dos professores e todos acertaram sobre como deve ser o ambiente escolar para a pessoa com deficiência. A maioria, conhece os meios de comunicação utilizados com deficiente auditivo e visual, bem como as tecnologias apropriadas. É relevante o conhecimento dos professores, tanto do ensino básico como superior, sobre a temática em estudo, a fim de que se possam ter mudanças atitudinais, proporcionando e facilitando a inclusão dos alunos com deficiência na escola e na universidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleConhecimento dos professores do ensino básico e superior acerca das pessoas com deficiênciapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANCISCA CAMILA NOGUEIRA SILVA TCC Artigo.pdf2017_art_fcnsilva.pdf338,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.